Univates sedia encerramento do Encore e do Encorse

Por Artur Dullius

Postado em

Com público de aproximadamente 3,6 mil pessoas, divididos entre musicistas e espectadores, o Complexo Esportivo da Univates recebeu, na noite do último sábado, o encerramento do 35º Encontro Nacional de Conjuntos Instrumentais (Encore) e do 16º Encontro Nacional de Corais (Encorse). A celebração contou com a participação da Grande Orquestra e Coro, reunindo mais de 800 estudantes.

Esta foi a primeira vez que os encontros nacionais de conjuntos instrumentais e de corais foram realizados no mesmo período e tendo como sedes três escolas de uma mesma região. O momento, marcado pela emoção da música e pela reflexão religiosa, por meio do culto festivo, encerrou as programações realizadas entre quinta-feira e sábado.

Para Alex Eckhardt, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Alberto Torres (Ceat), a ansiedade não foi problema. O jovem já esteve envolvido em outras edições, mas garante que pela primeira vez tocou com tanta gente. “Quando entrei na música, eu tocava teclado, mas com o tempo fui me identificando com a flauta e hoje estou decidido a seguir minha carreira nessa área”, afirma. O estudante, de apenas 15 anos, garante que tocar no Teatro Univates é um dos objetivos já traçados. “Seria a realização um sonho”, conclui.

Conforme Vania Sberse, professora e coordenadora do evento no Ceat, atividades como essa, além de fomentar o espírito cultural entre os jovens, são motivo de orgulho e emoção para quem assiste. “É uma atividade muito saudável. É emocionante ver a dedicação que eles têm e o quanto eles levam os ensaios a sério”, declara.

O evento, promovido pela Rede Sinodal de Educação, contou com a participação do Colégio Teutônia (CT), de Teutônia, do Colégio Martin Luther (CML), de Estrela, e do Ceat, de Lajeado. As ações integram a comemoração dos 500 anos da Reforma Luterana, celebrada no dia 31 de outubro de 2017.

Texto: Artur Dullius

Escolha uma formação