Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Atlas gaúcho de biomassa será lançado na Expointer

Por Ana Amélia Ritt

Postado em


Compartilhe

Um projeto de pesquisa da Univates busca mapear as fontes de biomassa e resíduos com potencial de produção de biogás e biometano no Estado do Rio Grande do Sul. O trabalho, realizado para a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), busca conhecer as fontes existentes hoje no RS a fim de identificar onde é possível investir. Os resultados serão apresentados durante a Expointer deste ano, que ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro. O lançamento deve ser realizado no dia 31 de agosto, em horário a ser confirmado.

Conheça o projeto
O levantamento de dados referentes à biomassa foi realizado por meio de análise de Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e de visitas a empresas listadas. Conforme o professor coordenador do projeto, Odorico Konrad, a coleta vem sendo realizada desde a metade de 2015 e busca conferir onde estão concentradas as maiores biomassas do Estado. “Há programas que simulam a produção de biogás em cima da biomassa existente. Com a quantidade e o tipo de biomassa, é possível mensurar a produção de biogás no Estado”, explica.

O apoio técnico é realizado pelos engenheiros ambientais Marildo Guerini Filho e Marluce Lumi, diplomados pela Univates. Conforme Guerini Filho, estudos como esse possibilitam a participação de energia renovável na matriz energética do país. “Trata-se de um estudo inédito no Rio Grande do Sul, uma vez que esse atlas permitirá conhecer as potencialidades de biomassa no Estado e servirá como um instrumento para elaboração de políticas no setor energético e de futuros investimentos nesse setor”, afirma. Na área ambiental, o diplomado explica que esse estudo vem ao encontro do conceito de desenvolvimento sustentável, suprindo as necessidades das gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras. “Estamos trabalhando com o desenvolvimento de uma energia que não esgota seus recursos para o futuro, por isso chamamos de energia renovável e limpa”, explica.

Os locais visitados são agroindústrias, aterros sanitários e estações de tratamento de efluentes domésticos. A indicação dos locais com potencial serve para que mais investidores sejam atraídos para a produção de biogás.

Texto: Ana Amélia Ritt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.