Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa da Univates recebe premiação na Jornada de Psiquiatria

Por Tiago Silva

Postado em


Compartilhe

A pesquisa realizada pela biomédica e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates Stephanie Rehfeldt recebeu o Prêmio José Katz para melhor trabalho científico durante a I Jornada de Psiquiatria dos Vales do Taquari e Rio Pardo, realizada na Instituição nos dias 12 e 13 de agosto. O trabalho é orientado pela professora Verônica Contini.

O evento discutiu aspectos clínicos e epidemiológicos de transtornos psiquiátricos e a atual política pública de saúde mental. O trabalho apresentado pela mestranda foi relacionado à investigação do efeito de variantes genéticas na suscetibilidade ao uso de substâncias psicoativas em adultos. “Coube a mim trazer uma outra visão para o evento: reforçar a importância de pesquisas científicas nas áreas da genética e biologia molecular nos desfechos psiquiátricos”, explica a biomédica.

Stephanie ressalta que sua apresentação foi elogiada pelo presidente da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS), Flávio Shansis, presente na Jornada. “Isso reforça a qualidade e a relevância das pesquisas desenvolvidas na Univates”, afirma a mestranda do PPGBiotec. “Acredito que a Jornada seja um evento de extrema importância, uma vez que transtornos mentais vêm se tornando cada vez mais frequentes e exigem cuidados especializados”, entende.

Saiba mais
O trabalho desenvolvido e apresentado por Stephanie Rehfeldt intitula-se “Investigação da influência de polimorfismos em genes do sistema dopaminérgico e serotoninérgico em parâmetros antropométricos e bioquímicos”. Ele integra o projeto de pesquisa da Univates “Aspectos moleculares, ambientais e biomarcadores proteicos de doenças multifatoriais”, coordenado pela professora Verônica Contini. Desenvolvido desde 2012, o projeto busca avaliar, de forma multidisciplinar, doenças multifatoriais com comprovado componente genético e prevalentes na população.


Formulação de ideias
O coordenador da I Jornada de Psiquiatria dos Vales do Taquari e Rio Pardo, professor e especialista na área Rafael Moreno, avalia que as palestras, mesas-redondas e trabalhos apresentados no evento ajudam a formular propostas para a melhoria da assistência psiquiátrica, principalmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Infelizmente, os que mais sofrem com as políticas públicas atuais são os brasileiros de baixa renda, que não têm acesso adequado ao atendimento psiquiátrico”, afirma. “Com esse evento, a região dos Vales cresce em conhecimento científico e político, tornando os alunos e profissionais de saúde mental mais aptos a refletir criticamente sobre a realidade atual.”

Texto: Tiago Silva
Legenda 1: Pesquisa de Stephanie estuda formas de tratamentos psiquiátricos pela genética e biologia molecular (Foto: Nicole Morás).
Legenda 2:  (Foto: Artur Dullius).

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.