Dia dos Pais: receitas que unem pais e filhos

Por Nicole Morás

Postado em

Não existe receita de como ser pai, porém compartilhar momentos com os filhos é um dos principais ingredientes da paternidade. Foi pensando nisso que a Univates realizou, neste sábado, 13, um curso especial de educação continuada: “Minichefes: Filhos e pais”. Com o objetivo de homenagear os pais e criar um momento único de interação com seus filhos, a atividade foi realizada na Cozinha Pedagógica da Instituição, onde foram preparados estrogonofe de rês e surpresa de morango.

Com medo do fogo na hora de flambar a carne do prato principal, Maria Eduarda Guimarães Strohschoen encontrou segurança no pai Eduardo que acompanhava a atividade. “Tem coisas que a gente não pode fazer, então é bom ter a companhia do pai para usar facas e acender o fogo, por exemplo”, justifica Maria Eduarda, que é a “auxiliar da mamãe” na cozinha.

Para o pai Eduardo, são esses momentos compartilhados que ficam na memória dos filhos. “É gratificante participar, pois ultimamente as pessoas têm vivido mais isoladas: filhos no quarto, pais na sala e assim por diante. Por isso, agradeço a essa oportunidade que a Univates nos proporciona de estarmos interagindo com nossos filhos de uma maneira diferente e por resgatar essa ideia de família unida”, avalia. E Maria Eduarda acrescenta: “A cozinha é o lugar onde ficamos juntos”, referindo-se a ela, o pai e à mãe.

E engana-se quem pensa que foram apenas os pais que trouxeram os filhos para esta atividade. O professor Marçal Junqueira aproveitou o curso para mostrar ao seu pai José Jorge como é ministrar aulas de gastronomia. “Ele me ajudou com os preparativos para as receitas de hoje”, disse Junqueira.

Saiba mais
Os cursos de educação continuada em gastronomia “Minicehefes” são destinados a crianças. A próxima edição deve ocorrer em outubro, alusivo ao Dia da Criança. Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Educação Continuada, pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail gastronomia@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação