Cursos realizam ações de acolhimento a novos estudantes

Por Nicole Morás

Postado em

Todos os semestres, estudantes ingressam em cursos técnicos e de graduação na Univates. Para receber esses alunos novos, a Instituição realiza uma programação especial chamada Acolhida, que inclui apresentações artísticas pelo campus, a ação de volantes para orientar os acadêmicos, eventos de recepção aos calouros, entre outros.

Além disso, uma prática que vem ganhando força é o apadrinhamento - uma ação que visa à integração de veteranos com novos estudantes, de forma que quem já tem experiência com as práticas da Instituição e do Ensino Superior possa orientar quem está iniciando nesse mundo. Os integrantes do Diretório Acadêmico (DA) de Nutrição são um bom exemplo dessa ação.

Por participar do Conselho do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, a gestão atual do DA aceitou o desafio e, desde 2015, realiza ações com os estudantes que ingressam no curso. “Geralmente, os alunos que chegam ficam dispersos, e sabemos como faz falta ter alguém que nos acompanhe no início. Por isso resolvemos elaborar um fôlder do DA com as informações mais importantes sobre a Univates e também entregamos um mimo. Neste semestre, já ampliamos a ação. Fizemos uma dinâmica com os calouros e cada representante do Diretório ficou responsável por alguns estudantes e por ser um ponto de referência ao longo do semestre”, afirma Nathália Zart, presidente do DA de Nutrição.

Nathália explica ainda que a ideia é que os estudantes que ingressaram neste semestre sejam os padrinhos dos próximos calouros, e assim sucessivamente. “Não temos ainda essa cultura de veteranos receberem calouros”, analisa ela, referindo-se à importância desse acolhimento.

Quem concorda com a ação é a ingressante Carla Ferri. “É bom ser acolhida pelo DA. Esse suporte é superlegal. Por ser uma fase nova em nossa vida, é muito bom sabermos que há veteranos para nos ajudar na hora de esclarecer as dúvidas”, afirma Carla.

Cursos que realizaram ação de apadrinhamento em 2016B
Técnico em Administração
Técnico em Alimentos e Química
Técnico em Automação Industrial
Técnico em Comunicação Visual
Técnico em Eletroeletrônica
Técnico em Enfermagem
Técnico em Informática e Manutenção e Suporte em Informática
Técnico em Manutenção Automotiva
Técnico em Saúde Bucal
Técnico em Segurança do Trabalho
Técnico em Serviços Jurídicos
Técnico em Vendas
Enfermagem
Nutrição
Psicologia

Apadrinhamento internacional
Desde o início deste semestre, o apadrinhamento de intercambistas se tornou uma ação institucional por meio do programa “Padrinho Internacional”, organizado pela Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII). Por adesão voluntária, estudantes e diplomados da Univates candidatam-se para serem padrinhos internacionais. Entre as atribuições estão a realização de contato prévio à chegada do intercambista, a apresentação da Univates e de Lajeado, o repasse de informações sobre a cultura e o modo de vida na região e o acompanhamento para a realização de documentos e procedimentos legais de estrangeiros no Brasil. Neste semestre, 35 estudantes inscreveram-se para auxiliar 20 intercambistas. Saiba mais em www.univates.br/intercambio.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação