Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Campus da Univates recebe novas exposições

Por Nicole Morás

Postado em


Compartilhe

O campus da Univates recebe novas exposições neste mês de agosto. Diversas técnicas artísticas são apresentadas nos Espaços Arte da Instituição. Uma das exposições, localizada no Espaço Arte 9B, até o dia 22, vai ao encontro do objetivo de inserir a arte no cotidiano acadêmico da Univates. Realizada por estudantes do curso de Letras/Espanhol na disciplina “Literatura de Língua Espanhola I”, sob coordenação da professora Rosane Cardoso, a mostra “Espanha, cultura e arte - 2016” reúne o resgate do que a turma estudou ao longo do semestre tendo em vista as datas importantes comemoradas no ano de 2016 em relação ao contexto espanhol. “É um ano bastante significativo no contexto espanhol. Completam-se 400 anos da morte de Miguel de Cervantes, cuja obra-prima, “Don Quijote de la Mancha”, está imortalizada. Além desse grande evento, 2016 compreende os 80 anos do início da Guerra Civil Espanhola, uma catástrofe que abalou profundamente a estrutura social, política, econômica e cultural do país”, explica a professora Rosane.

No campo da literatura, ela explica que esse acontecimento gerou o envolvimento de muitos intelectuais da época. “Federico García Lorca, assassinado pouco depois do início da guerra, é considerado um dos símbolos do conflito. Camilo José Cela, ganhador no Prêmio Nobel, que completaria 100 anos em 2016, é uma das figuras mais relevantes da primeira fase do pós-guerra, com o romance “La família de Pascual Duarte”, complementa.

Uma das estudantes envolvidas é Francieli da Silva. “Inicialmente, a proposta estava baseada em realizar a atividade e obter a nota almejada. Após, ideias foram se aliando e tornou-se algo, para nós estudantes, grandioso. Tornar visível um trabalho que contempla em si mestres da literatura espanhola é prazeroso, ainda mais ao compartilhar o aprendizado obtido com os demais alunos que apreciarão a exposição.

Francieli explica que essa exposição é o começo do projeto. Ao longo do ano, muito se pensará, falará e fará sobre a cultura espanhola, assim como a realização de um Sarau Poético voltado para os assuntos e autores da Espanha. A estudante usa a palavra conexão para definir como essa experiência auxilia na aprendizagem. “Essa é a palavra, ou ainda, a forma de aprendizagem. Não mobilizamos apenas objetos, mas conhecimentos, que estão conectados. Tornar viva a aprendizagem é visar à eficácia, ao múltiplo, à construção coletiva da experiência e da aprendizagem”, afirma ela. Essa foi a primeira exposição de Francieli. “Espero que não seja a última”, finaliza ela, que tomou gosto pela prática. O trabalho da turma também é apresentado por meio de um site e das redes sociais Instagram e Twitter.

Outro Espaço Arte ocupado pela produção de estudantes da Univates é o do Prédio 11, onde estão em exposição, até a próxima segunda-feira, dia 15, fotografias produzidas por alunos e que integram o Anuário do Curso de Fotografia 2015. O professor Giovane Sebastiany, que organizou a exposição, explica que, como sendo uma linguagem universal, a fotografia permite imortalizar um fragmento.

A partir do dia 23, o mesmo espaço recebe a exposição fotográfica “Nepal: fé e caos”, de Fernanda Antônio, de Santa Cruz do Sul, que reúne fotografias de Kathmandu e arredores feitas em dezembro de 2014, período anterior ao terremoto de 25 de abril de 2015 que assolou o país e destruiu grande parte de seu patrimônio. O conjunto de imagens selecionadas estabelece um contraponto poético entre a fé e o caos.

Outras exposições
Com técnica de gravuras, o artista Giordano Makannudo, de Arroio Grande, apresenta a exposição “Intempéries”, até o dia 27, no Espaço Arte 8. A mostra apresenta resultados iniciais da pesquisa realizada pelo artista em poéticas visuais no Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O artista plástico faz uso dos conceitos de contato de rastro como fontes balizadoras para o desenvolvimento do processo. Makannudo também analisa as relações entre os procedimentos práticos que utilizam materiais orgânicos e ação da intempérie (como o sereno e a chuva) para a realização das imagens.

Já no Espaço Arte 7, até o dia 30, a fotografia ganha espaço com o trabalho de Francine Bandeira, de Sapucaia do Sul. Intitulada “Anthologia”, a exposição retrata a sutileza como corpo que reproduz e quer vida. As fotografias são de flores encontradas pelas ruas da cidade de Encantado, Rio Grande do Sul.

Até o dia 24, no Espaço Arte 3,  Vanessi Reis, de Porto Alegre, utiliza a técnica de instalação na exposição “Urbe(s): topo-arte-associação em uma cidade verossímil”, que busca demonstrar recortes edílicos e citadinos nos quais a marca do tempo se apresenta depositada sobre fragmentos. A vida urbana é contada por pequenos ou grandes objetos, que calados guardam histórias testemunhas de vivências que transpassam gerações, mantendo segredos, sob a sigilosa resistência às mudanças urbanas.

Todas as exposições recebem visita gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e no sábado, das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo de Cultura e Eventos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5945.

Texto: Nicole Morás

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.