Em funcionamento há 5 meses, Centro Clínico oferece novas especialidades

Por Tiago Silva

Postado em

Neste domingo, dia 7, completam-se cinco meses do início das atividades do Centro Clínico Univates, local que engloba todos os serviços oferecidos pela Instituição na área da saúde. Durante esse período, o espaço de cerca de 5,1 mil m² proporcionou, via Sistema Único de Saúde (SUS) e convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consisa) do Vale do Taquari, 1,7 mil atendimentos de média complexidade à comunidade.

Inicialmente, o Ambulatório de Especialidades Médicas do local começou a prestar atendimento especializado em quatro áreas médicas: cardiologia, hematologia, pneumologia e ginecologia/obstetrícia, e, a partir desta semana, passou a oferecer as especialidades de endocrinologia, nefrologia, gastroenterologia e pediatria. Na próxima quinta-feira, dia 11, começa também a funcionar o serviço de endoscopia. Além disso, para os próximos dias, o serviço de ecografia também deve iniciar contemplando exames de ecografia geral e ecocardiografia.

De forma gradual, até o segundo semestre de 2019, a unidade deverá contar com 16 especialidades médicas. “O Centro Clínico foi idealizado para apoiar a atenção primária em saúde e atuar na média complexidade, em atendimentos que exigem um olhar mais apurado, com exames complementares para diagnóstico, como espirometria, teste ergométrico, holter, MAPA e eletrocardiograma”, explica o diretor técnico do serviço, Carlos Sandro P. Dorneles.

Entenda como funciona

Os pacientes são encaminhados para o local após serem atendidos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). As consultas e procedimentos são oferecidos por meio do SUS e por intermédio do Consisa. O convênio estabelecido com o Consórcio disponibiliza a 36 municípios a possibilidade de encaminhar os pacientes, por preços mais acessíveis, ao Centro Clínico.

A direção do Centro está em tratativas e pretende firmar contrato com o governo do Estado para estender o atendimento oferecido pelo SUS aos demais municípios. Com isso, o espaço cumprirá um dos preceitos básicos que o SUS estabelece: a regionalização da saúde — o que favorece a população. “Nós estamos mudando o desenho da saúde na região, com foco no atendimento multiprofissional, resolutividade e articulação com a rede de atenção à saúde local”, destaca a gerente administrativa, Fabíola Colombo Müller, ao salientar que o paciente não precisará ser encaminhado a Porto Alegre, por exemplo, para atendimento de média complexidade.

Saúde e ensino alinhados
Além da prestação dos serviços, o Centro Clínico também funciona como um espaço de ensino. O local recebe estudantes a partir do 5º semestre do curso de Medicina da Univates, assim como estagiários dos diversos cursos da área da saúde e residentes. Eles – assim como os pacientes – têm à sua disposição uma estrutura com 14 consultórios, miniauditório, sala de recuperação com sete leitos, além de salas para exames, raio-x, central de material esterilizado, farmácia interna, entre outros.

O que o Centro Clínico Univates contempla:

— Ambulatório de Especialidades Médicas
— Ambulatório de Nutrição
— Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures)
— Clínica-Escola de Fisioterapia
— Farmácia-Escola