Programa Padrinho Internacional acolhe intercambistas

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

Por adesão voluntária, estudantes da Univates candidatam-se para serem padrinhos internacionais. O projeto, organizado pela Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), teve início neste semestre e busca promover a interação entre a comunidade acadêmica e os estudantes estrangeiros. Entre as atribuições do Padrinho Internacional estão a realização de contato prévio à chegada do intercambista, a apresentação da Univates e de Lajeado, o repasse de informações sobre a cultura e o modo de vida na região e o acompanhamento para a realização de documentos e procedimentos legais de estrangeiros no Brasil.

Délis Biachini é diplomada em Publicidade e Propaganda e candidatou-se para ser madrinha de um intercambista. Ela, que também já fez intercâmbio e passou um período no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em Portugal, afirma que entende o quanto é difícil o processo de conhecer uma nova língua e outra cultura. “Fui para Portugal, mas lá o idioma é o mesmo. Inscrevi-me para o programa Padrinho Internacional porque quero ajudar”, conta.

Neste semestre, 35 estudantes inscreveram-se para auxiliar os 20 intercambistas. Assim, alguns alunos têm mais de um padrinho. Délis e a estudante de Direito Manoela Scussel, por exemplo, são madrinhas de Silvana Colina Imparato, aluna de Relações Internacionais que chegou da Colômbia no dia 19 de julho. “O Brasil é o primeiro país que visito, é muito lindo e tem me encantado”, comenta Silvana. Sobre o programa, a colombiana afirma que está ajudando muito. “Os colombianos não estão acostumados com o frio daqui e a língua é diferente. A Univates não tinha esse programa e acredito que é muito importante essa ajuda. Além disso, eu apresento os intercambistas para os meus amigos e, assim, eles vão conhecendo novos amigos”, declara Délis sobre a rede de afinidades e integração que o programa forma.

Para ser um Padrinho Internacional, os interessados devem ter algum vínculo com a Univates e se inscrever por meio de formulário on-line, disponível em www.univates.br/intercambio.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação