Rondonistas relatam experiências na Operação Forte dos Reis Magos

Postado em 02/08/2016 15h03min

Por Bruna Lais Alves/Projeto Rondon Univates

Sensação de dever cumprido e saudade dos momentos vividos são os sentimentos que prevalecem nos corações dos oito rondonistas da Univates que participaram da Operação Forte dos Reis Magos do Projeto Rondon. Acompanhados pelos professores Rafael Rodrigo Eckhardt e Tiago Weizenmann, os estudantes desenvolveram ações no município de Montanhas de 8 a 24 de julho, com a Faculdade São José, do Rio de Janeiro.

A participação no projeto foi uma experiência inesquecível para Mateus Vorpagel, acadêmico de Engenharia Elétrica da Univates. “Antes de viajar, eu não imaginava a grandiosidade de tudo que eu vivi. Deixar a família e os amigos por 17 dias para sentir na pele o que uma população carente do interior do Nordeste passa todos os dias é algo inexplicável”, relata. O estudante complementa ainda que poder ajudar pessoas transmitindo parte do conhecimento adquirido no ensino superior é incrível, destacando que também aprendeu muito com elas e que leva consigo uma pequena parte dos lugares pelos quais passou. “O Projeto Rondon com certeza é o melhor projeto de extensão universitária que existe”, afirma com orgulho.

Michele Reckziegel, formanda do curso de Estética e Cosmética, conta que os momentos vivenciados foram únicos e vividos intensamente. “Muito mais do que conhecimento, levamos uma bagagem de amor a pessoas que não conhecíamos e voltamos com essa bagagem bem mais pesada”, considera. Para Michele, o Rondon é uma experiência ímpar de cidadania e autoconhecimento, que ficará para sempre na memória e no coração dos rondonistas.

A acadêmica de Letras Marcela Fischer complementa que o projeto significa fazer a diferença em uma localidade que precisa de sorrisos, abraços e conversas, mas percebe que quem mais aprendeu foram os próprios rondonistas. “Não há como explicar todos os sentimentos envolvidos nesse projeto, a gente vive e sente. O município se torna a sua casa, as pessoas se tornam sua família”, relata. Para Marcela, o Rondon é transformador. “Antes de ser rondonista, eu ajudava as pessoas como podia, mas o projeto me fez ter um olhar diferenciado, pois aqueles que menos têm deram o que tinham para nos agradar, ficavam felizes com nossa presença”, lembra.

Formanda em Engenharia Ambiental, Diésica Daiane da Silva conta que a experiência foi uma das mais marcantes da sua vida, fazendo-a crescer como profissional, como pessoa e, principalmente, como brasileira. “O mais importante foi conhecer a realidade daquela região, suas carências, dificuldades e a coragem daquele povo. Pude entender de fato o significado de ser um verdadeiro cidadão, poder contribuir de alguma forma, respeitar, dar atenção. Seria maravilhoso se todos os estudantes pudessem ter a oportunidade de participar desta lição de vida que é o Projeto Rondon”, finaliza.

As oficinas realizadas em Montanhas contemplaram os quatro eixos do projeto: Comunicação; Meio Ambiente; Trabalho e Tecnologia; e Produção. Os estudantes que participaram da operação fazem parte de sete cursos: Bruna Lais Alves (Jornalismo), Diésica Daiane da Silva (Engenharia Ambiental), Fabiane Gerhard (Engenharia Ambiental), Felipe Gustavo Kuhn (Ciências Biológicas - bacharelado), Letícia Berté (Direito), Marcela Fischer (Letras - Português/Inglês), Mateus Vorpagel (Engenharia Elétrica) e Michele Reckziegel (Estética e Cosmética).

Texto: Bruna Lais Alves/Projeto Rondon Univates

Bruna Laís Alves