Pesquisas da Univates são apresentadas em congresso internacional

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

O International Congress on Mathematical Education (ICME) é um evento internacional de educação matemática que ocorre a cada quatro anos. A 13ª edição está sendo realizada entre os dias 24 e 31 de julho na cidade de Hamburgo, na Alemanha. A professora doutora Maria Madalena Dullius, pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, a professora doutora Márcia Jussara Hepp Rehfeldt e o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Univates (PPGECE) André Gerstberger estão participando do evento e apresentando trabalhos na área.

Para a professora Maria Madalena, participar de um evento internacional é uma forma de conhecer o que está sendo pesquisado em universidades de diferentes países. “Além disso, a apresentação de pesquisas possibilita divulgar o conhecimento que estamos produzindo na Univates. O evento também é um ambiente de trocas de experiências e novos contatos para parcerias futuras”, ressalta a pró-reitora.

Maria Madalena está apresentando um trabalho sobre resolução de problemas matemáticos e Márcia, sobre modelagem matemática. Já Gerstberger apresenta uma pesquisa sobre a otimização do uso de celulares em sala de aula. “Hoje o aparelho celular é algo cultural, como se fizesse parte do nosso corpo. A maioria dos brasileiros possui um aparelho celular, o que se tornou uma questão de necessidade para se informar, comunicar, entreter e trabalhar. Por percebermos que esse é um aspecto cultural fortemente ligado aos nossos alunos, resolvemos trabalhar a matemática utilizando o smartphone, ancorados teoricamente em uma tendência da educação matemática denominada Etnomatemática”, explica Gerstberger.

Saiba mais sobre o evento no site www.icme13.org.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação