Seminário nacional aborda o ensino de línguas e da literatura

Por Tiago Silva

Postado em

De 24 a 26 de agosto, a Univates realiza o Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura. O evento chega este ano a sua terceira edição e engloba os encontros estaduais de professores de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa e Língua Espanhola. O objetivo do seminário é promover trocas de experiências e aprendizagens.

Dentre as abordagens que serão trabalhadas nos três dias do encontro serão realizadas reflexões sobre o currículo da área da linguagem, a formação do leitor do ponto de vista linguístico e literário e a interface com as mídias digitais, além de um debate sobre o uso de materiais didáticos para o ensino de línguas.

A programação reúne as atividades do VIII Encontro Estadual de Professores de Língua Portuguesa e de Literatura, XVII Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa e XII Encontro Estadual de Professores de Língua Espanhola, com espaço para oficinas de leitura, escrita e de teatro; mostra de curtas; exposição de livros; painéis e grupos de trabalhos.

Por ser aberto à comunidade, o evento integra docentes de diferentes instituições de ensino – em especial da educação básica, acadêmicos da Univates e de outras universidades, pesquisadores e estudiosos e representantes das secretarias municipais de Educação. O evento tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O valor da inscrição para participar do seminário varia entre R$ 40,00 e R$ 60,00. Mais informações podem ser obtidas no site do seminário em www.univates.br/evento/encontro-linguas, pelo e-mail snell@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5553.

Apresentação de trabalhos
Professores, acadêmicos e pesquisadores podem apresentar seus trabalhos referentes a temas em debate no seminário. Os autores podem optar por enviar resumos nas categorias Comunicação Científica ou Relato de Experiência.

Nessas categorias, eles devem escolher entre os eixos temáticos Práticas de ensino de língua materna; Práticas de ensino de língua estrangeira; Literatura e formação do leitor; e Linguagens e Ensino.
A submissão dos resumos pode ser feita, até o dia 7 de agosto, pelo site www.univates.br/evento/encontro-linguas. No dia 20 de agosto serão divulgados os trabalhos aceitos, os quais deverão ser enviado de forma completa, também pelo site do evento, até 31 de agosto.

Texto: Tiago Silva