Feira do Livro de Lajeado incentiva a preservação da cultura literária

Por Tiago Silva

Postado em

A 11ª Feira do Livro de Lajeado terá como tema principal o folclore brasileiro. A edição deste ano ocorre, entre os dias 23 e 28 de agosto, no Parque do Imigrante. O patrono será o escritor, compositor e publicitário Luiz Coronel. E o escritor encantadense Jorge Moreira será o homenageado.

A promoção é da Prefeitura de Lajeado e do Sesc Lajeado. A Univates é apoiadora do evento e estará presente em diversas atividades. A Biblioteca e o Museu Regional do Livro vão levar ao Parque do Imigrante a iniciativa do “troca-troca” de livros, uma forma para que os leitores interajam entre si, com as obras e ampliem seus horizontes literários. Para participar, basta levar algum livro que não é mais utilizado e trocá-lo por outro. A Editora Univates vai expor títulos de sua coleção.

No espaço destinado ao Museu de Ciências Naturais da Instituição, será explicado ao público como funciona o projeto “Naturalista por um Dia” e também o agendamento a escolas que queiram aderir à atividade, que consiste em estimular o gosto pelas ciências naturais, biotecnologia, arqueologia e por estudos sobre o meio ambiente e química.

O estande da Univates estará no Pavilhão 2 do parque. No espaço, representantes da Instituição vão expor projetos desenvolvidos no centro de ensino, como o Voxy – curso de inglês promovido de forma EAD – e o Conexão, programa de relacionamento com diplomados pela Instituição. A Rádio Univates, aliás, será o som oficial do evento. Um estúdio especial será montado ao lado do parque.

Literatura e teatro juntos

Na Feira do Livro, o teatro também terá espaço. No dia 26, às 20h, os visitantes podem assistir ao espetáculo “O Vale dos Infortúnios”. Realizada pelo Grupo de Teatro da Univates, a história melodramática é inspirada na obra “A Maldição do Vale Negro”, do escritor Caio Fernando Abreu e do diretor Luiz Arthur Nunes.

A programação ainda contará com Café Literário, Hora do Conto e Canto, saraus voltados às escolas, encontro com o patrono, lançamento de livros e colóquio literário promovido pela Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). Paralelamente ao evento ocorrem exposições pedagógicas de escolas do município, espaço de alimentação, exposição de artesanato.
Identidade visual do parque

O espaço do Parque do Imigrante destinado à feira terá sua identidade visual preparada com ilustrações do folclore brasileiro. Personagens como o Boi-Bumbá, Boitatá, Curupira, Saci-Pererê, Mula sem Cabeça e o Negrinho do Pastoreio vão ilustrar o material de divulgação, além de marca-páginas colecionáveis a serem distribuídos na feira.

Texto: Tiago Silva

Escolha uma formação