Ex-intercambista visitou a Instituição na última quarta-feira

Por Nicole Morás

Postado em

Semestralmente, diversos estudantes estrangeiros escolhem a Univates para realizar intercâmbio e parte de seus estudos. No início, eles precisam se acostumar com a cidade, com a Instituição e adquirir novos hábitos. Com o tempo, tudo fica natural, até que chega o dia em que eles regressam ao seu país de origem, concluem seus estudos e guardam as lembranças da experiência. Por mais que estabeleçam laços com quem os acolhe, nem sempre, porém, eles retornam a Lajeado ou à Instituição.

Mas não foi isso que aconteceu na última quarta-feira, dia 13, quando o colombiano Julian Orlando Gomez Lara voltou à Univates para rever as pessoas que o receberam durante seu intercâmbio, realizado em 2009 pela Universidad Pedagogica Nacional, da Colômbia, no curso de Design. Ele foi recebido pela gestora da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), Viviane Bischoff, e pela atual equipe do setor, que apresentaram a ele as novidades do campus da Instituição. Julian também esteve com o reitor Ney José Lazzari.

Para Julian, é muito bom estar de volta e reencontrar pessoas que o ajudaram, especialmente porque ele precisou fazer uma cirurgia emergencial de apêndice, o que atrasou seu regresso à Colômbia em 2009. “A ajuda de vocês e o apoio da Univates foram fundamentais”, afirmou ele, agradecendo a acolhida também em nome da família.

Para Viviane, é uma alegria cada vez que um intercambista volta à Instituição ou faz contato. “É sempre um prazer receber estudantes, conhecer suas histórias e ver como a Univates teve um significado especial para cada um deles”, avalia ela. À tarde, Julian reencontrou o Senhor Liceu Wenzel, proprietário da casa em que Julian morou em 2009.

Atualmente, Julian realiza intercâmbio na Universidade de São Paulo (USP). Ele deve voltar à Colômbia em dezembro para finalizar a segunda licenciatura, desta vez em Educação Artística.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação