Qualificação em museologia é tema de curso na Univates

Por Tiago Silva

Postado em

A qualificação sobre museologia é o foco do curso de educação continuada “Aperfeiçoamento em museologia com ênfase em museus de ciências naturais”, promovido pela Univates, que ocorre entre os dias 9 e 12 de agosto. O objetivo da atividade é ampliar conhecimentos técnicos sobre legislação museológica, acessibilidade, gestão e conservação de acervos científicos de museus de ciências naturais.

O curso é aberto a profissionais que trabalham na área e demais interessados. As aulas terão como temáticas maneiras de aliar a conscientização ao lazer e entretenimento dentro de um museu e formas de estruturação de exposições que sejam agradáveis ao público. Conjuntamente, também serão abordadas referências sobre a gestão e a organização de acervos biológicos. “Uma das docentes trabalhará a expografia, que consiste em fazer planejamento mais atrativo e acessível ao público nas salas de exposições dos museus”, conta a coordenadora do Museu de Ciências Naturais da Univates, Miriam Helena Kronhardt.

A ideia de organizar o curso, enfatiza Miriam, é fazer com que os profissionais que trabalham na área possam ampliar seus conhecimentos. Um dos desafios para eles é a questão da acessibilidade. No curso, os participantes poderão refletir sobre como os museus se apresentam hoje e em que podem melhorar. “Nós estamos sempre sendo desafiados a melhorarmos”, conta a organizadora do curso.
Inscrições

As inscrições podem ser realizadas, até 2 de agosto, no Núcleo de Educação Continuada (sala 110 do Prédio 1 – rua Avelino Tallini, 171) ou pelo site www.univates.br/inscricoes/educacaocontinuada. As vagas são limitadas para até 25 participantes e o investimento é de três parcelas de R$ 234,00, por boletos bancários. Estudantes e diplomados dos cursos de graduação e sequencial, além de alunos dos cursos técnicos e de pós-graduação da Univates, recebem 10% de desconto.

Quando: de 9 a 12 de agosto
Horários: de terça a sexta-feira, das 8h40min às 12h e das 13h30min às 16h50min.
Carga horária: 32 horas-aula

Texto: Tiago Silva