Pesquisadoras participam de congresso ibero-americano em Portugal

Por Nicole Morás

Postado em

Um dos eixos de internacionalização da Univates perpassa pela presença dos Programas de Pós-Graduação (PPG) da Instituição no exterior, seja pela colaboração em pesquisas ou pela participação em eventos e atividades das suas respectivas áreas. Exemplo disso é a participação da professora Claudete Rempel e da doutoranda Claudete Moreschi, do PPG em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), e das docentes Suzana Schwertner e Angélica Munhoz, do PPG em Ensino (PPGEnsino), no 5º Congresso Ibero-americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ). O evento é realizado pela Universidade Lusófona do Porto, na cidade do Porto, em Portugal, até a próxima quinta-feira, dia 14.

A professora Claudete Rempel e a doutoranda Claudete Moreschi apresentaram um artigo, fruto da tese de doutorado em Ambiente e Desenvolvimento da estudante. O título é “Qualidade de vida para quem tem diabetes: percepções de profissionais de saúde e de pessoas com diabetes”, de autoria de Claudete Rempel, Claudete Moreschi, Ioná Carreno e Carmen Pombo - aluna de intercâmbio do doutorado do PPGAD que defendeu sua tese na Universidade de Sevilha, Espanha, no ano passado e que neste ano participará da banca da tese da doutoranda Claudete Moreschi, no dia 4 de agosto.

Pelo PPG em Ensino, foram apresentados os trabalhos “Fotografias na e sobre a escola: discursos de estudantes”, vinculado à pesquisa “A escola e as novas configurações da contemporaneidade: a voz de estudantes concluintes do Ensino Médio e Fundamental”, coordenada pela professora Suzana Schwertner; e “Habitar o currículo de outros modos”, vinculado ao grupo de pesquisa Currículo, Espaço e Movimento, coordenado pela professora Angélica Munhoz. Ambas as pesquisas possuem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais informações sobre os PPGs em Ensino e em Ambiente e Desenvolvimento podem ser obtidas em www.univates.br/pos-graduacao.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação