Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes realizam competição de robótica

Por Artur Dullius

Postado em


Compartilhe

Na noite da última quarta-feira, dia 29, os alunos da disciplina de Introdução à Engenharia de Controle e Automação, da Univates, realizaram uma competição de robótica. Os robôs construídos e programados pelos estudantes tiveram que cumprir uma missão, simulando resgate em local de incêndio, de desmoronamento e com a presença de uma vítima que deveria ser resgatada pelo robô. O projeto faz parte do trabalho final da disciplina e foi idealizado com a utilização dos novos equipamentos de robótica, adquiridos pela Instituição no ano passado.
 
Conforme o professor Robson Schaeffer, os novos equipamentos permitem fazer programas mais complexos, aproximando os estudantes do mercado de trabalho. “É importante eles realizarem essas atividades desde o início do curso para que já possam conhecer as demandas da profissão”, explica.
 
Depois de um período no curso de Engenharia de Processos, Frederico Klein resolveu mudar os rumos e ingressou no curso Engenharia de Controle e Automação. O estudante é técnico em automação e já trabalha na área. “Por ser uma disciplina de primeiro semestre, pensamos que será algo mais introdutório, mas aqui realmente colocamos a mão na massa. Isso é muito bom, pois quem nunca trabalhou no ramo já tem uma boa noção do mundo profissional”, destaca. Conforme o acadêmico, a principal dificuldade para a execução do projeto está relacionada ao conhecimento do software utilizado. 
 
O trabalho foi desenvolvido durante cerca de um mês. A produção era livre e os alunos  utilizaram apenas o material proposto inicialmente, sem o acréscimo de recursos externos. Para concluir o percurso, o robô programado pelos estudantes deveria passar por quatro estágios, sendo uma sala com incêndio, uma área bloqueada, um espaço vazio e uma sala com a vítima.
 
Texto: Artur Dullius

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.