Acadêmicos participam de atividades em escola de Educação Infantil

Por Artur Dullius

Postado em

Na noite da última quarta-feira, dia 22, oito estudantes do curso de Medicina da Univates realizaram o encerramento de um trabalho feito com crianças de Educação Infantil. Separados em dois grupos, os acadêmicos debateram, com o corpo docente da Escola Municipal de Educação Infantil Entre Amiguinhos, sobre as diferenças de gênero nas brincadeiras infantis e sobre ações de primeiros socorros.

A atividade faz parte de um trabalho proposto no módulo Psicologia e Medicina. Os estudantes acompanharam por quatro semanas a rotina do educandário e todas as atividades realizadas pelas crianças, professores e demais funcionários.

Conforme a professora da Univates, Suzana Schwertner, os acadêmicos vivenciaram momentos de aula, de pátio e de refeitório, além de buscar conhecer melhor como se desenvolvem as crianças e os relacionamentos que estabelecem na escola. “Após esse período, eles tiveram um tempo para organizar uma espécie de 'devolução' à escola sobre a relação entre Medicina e Educação Infantil, conforme o que estudaram e observaram no período das aulas práticas”, explica.

Isabela da Silva faz parte do grupo que debateu sobre as diferenças de gênero. Para a estudante, as relações homossexuais são cada vez mais naturais na sociedade, porém ainda muito discriminadas. “É difícil encontrar uma pessoa que não tenha preconceito. Por isso é importante que as crianças aprendam a lidar com essas situações desde pequenas, para evitarmos o crescimento de uma geração preconceituosa”, lembra.

O trabalho busca incentivar o pensamento da diversificação de cenários na formação do médico, conforme proposto nas Diretrizes Curriculares dos cursos de saúde e de Medicina, seja investindo nas aulas práticas ou na importância de espaços diferenciados, para além do hospital ou das clínicas, reforçando, assim, a necessidade de pensar a promoção da saúde.

Texto: Artur Dullius

Escolha uma formação