Univates promove concursos de cinema, oratória e textual

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

Até 30 de setembro, o curso de Letras da Univates recebe materiais para o III Festival de Cinema e Literatura, o III Concurso de Vídeo-Oratória e o II Concurso de Escrita Criativa. Os eventos são direcionados a estudantes de escolas da região e ocorrem no dia 27 de outubro, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 7 da Univates. As inscrições para os concursos são gratuitas e devem ser feitas pela própria escola no Atendimento Univates.

O Festival de Cinema e Literatura objetiva estimular a leitura literária, oportunizar o desenvolvimento da ampliação da habilidade de interpretação literária e desafiar o aluno a efetuar uma tradução da linguagem literária para a linguagem cinematográfica. Poderão participar do festival estudantes de Ensino Médio de qualquer rede de ensino. A produção em vídeo deverá ser feita a partir da adaptação de um conto de Lygia Fagundes Telles ou Clarice Lispector.

Já o Concurso de Vídeo-Oratória tem como principais objetivos valorizar a oratória como forma de crescimento individual, de aprimoramento e de treinamento, desenvolver a comunicação verbal e corporal do participante e promover a elaboração de uma fala planejada diante de uma câmera. O concurso é direcionado aos alunos de Ensino Médio. Cada vídeo deve ter de dois a três minutos com o tema  “A leitura que eu recomendo é...”.

Para o Ensino Fundamental é oferecido o Concurso de Escrita Criativa, que possui duas categorias: alunos de 6º e 7º anos; e alunos de 8º e 9º anos. Para participar, os estudantes devem escolher uma das imagens divulgadas no edital e escrever um texto de ficção.

Mais informações podem ser conferidas no edital de cada concurso. Os editais podem ser acessados aqui. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5553.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação