Rondonistas embarcam para o Rio Grande do Norte em menos de um mês

Por Bruna Lais Alves/Projeto Rondon Univates

Postado em

Ritmo acelerado de encontros, experimentações e preparação de material didático são algumas das tarefas que o grupo de rondonistas da Univates tem desempenhado com frequência nas últimas semanas. A preparação para as atividades da Operação Forte dos Reis Magos está cada vez mais intensa, assim como a ansiedade dos participantes. O motivo? Menos de um mês para embarcar rumo a mais uma lição de vida e cidadania.

Mateus Vorpagel, estudante de Engenharia Elétrica da Univates, é um dos acadêmicos que participarão da operação. "Estamos trabalhando há alguns meses em cima daquilo que levaremos para a população de Montanhas. Produzimos maquete de uma minicidade energizada por uma pequena hidrelétrica para mostrar seu funcionamento às pessoas”, explica o rondonista.

Além disso, ele conta que o grupo também está organizando oficinas nas áreas da tecnologia da informação e engenharia elétrica, assim como oficinas de artesanato e jogos de raciocínio lógico para as crianças. “A cada dia que passa o projeto vem se aproximando mais.  Estou ansioso para conhecer o povo do Rio Grande do Norte e aprender muito com ele”, comenta Vorpagel.

O Projeto Rondon é novidade também para o professor Tiago Weizenmann, que acompanhará o grupo na operação. “Estou bastante animado em compartilhar vivências com os estudantes da Univates em comunidades do município de Montanhas, no Rio Grande do Norte. Será um momento importante e único para perceber como as ações do Projeto Rondon poderão ajudar a transformar a realidade de pessoas carentes”, conta o professor.

Para ele, é motivante ver jovens universitários entusiasmados em propor ideias e em planejar as atividades e ações a serem aplicadas. Weizenmann considera ainda que participar do Projeto Rondon é colocar em perspectiva a ideia de cidadania. “É uma experiência a ser levada para a vida toda”, complementa.

O coordenador do Projeto Rondon da Univates, professor Rafael Rodrigo Eckhardt, considera que interação da equipe está cada vez melhor. “Percebo todos muito interessados e tentando contribuir da melhor forma possível para termos uma operação que marque a vida deles. O trabalho está sendo feito para que todos sejam beneficiados com o Projeto Rondon”, considera.

As oficinas que serão executadas contemplam os quatro eixos do projeto: Comunicação; Meio Ambiente; Trabalho e Tecnologia; e Produção. Os estudantes selecionados para a operação fazem parte de sete cursos: Bruna Lais Alves (Jornalismo), Diésica Daiane da Silva (Engenharia Ambiental), Fabiane Gerhard (Engenharia Ambiental), Felipe Gustavo Kuhn (Ciências Biológicas - bacharelado), Letícia Berté (Direito), Marcela Fischer (Letras - Português/Inglês), Mateus Vorpagel (Engenharia Elétrica) e Michele Reckziegel (Estética e Cosmética). A comunidade potiguar receberá o grupo no período de 8 a 24 de julho.

Saiba mais sobre o Rondon

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é um plano de integração social com o propósito de reunir esforços para contribuir com o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, ampliando, consequentemente, o bem-estar da população. As ações são executadas por estudantes que participam de maneira voluntária durante todas as atividades propostas.

Texto: Bruna Lais Alves/Projeto Rondon Univates

Escolha uma formação