Univates lança Anuário 2015 com fotografias de estudantes

Por Nicole Morás

Postado em

Na próxima quarta-feira, o curso de Fotografia da Univates lança o Anuário 2015, publicação que reúne 38 trabalhos de estudantes do curso de tecnologia e também dos cursos de Comunicação Social e Design, selecionados por professores e profissionais da área. O evento também oficializa a inauguração dos novos estúdios fotográficos da Instituição, que entraram em operação no início deste semestre no subsolo do Prédio 12 e somam 108.36 m² e investimento de mais de R$ 130 mil. A programação conta ainda com um bate-papo com os fotógrafos André Scheffer, Leonardo Camargo, Eduardo Stoll e Robison Kunz.

Sofia Kich é aluna de Jornalismo, trabalha com fotografia e teve duas produções selecionadas para o Anuário 2015. “É muito importante e incentivador para os alunos a realização de um anuário, pois nas disciplinas de Fotografia dos diversos cursos, os alunos costumam se esforçar e ir atrás com muito interesse nesse tipo de trabalho mais prático. Na disciplina que cursei e na qual realizei as duas imagens, Fotojornalismo, com a professora Paula Biazus, percebi que eu e meus colegas sempre estávamos interessados em trazer para a aula fotografias que passassem algum significado para quem as visse, já que no fotojornalismo não basta apenas registrar qualquer coisa, é preciso ter um significado, a foto precisa contar alguma história. Por isso, eu considero muito importante que tenha essa seleção dos trabalhos mais interessantes e que eles sejam divulgados, pois, além de incentivar os alunos a ter mais interesse na realização dos trabalhos acadêmicos, mostra que as fotos que fizermos não ficaram somente guardadas, serão vistas por muitas pessoas”, afirma Sofia.

A estudante acrescenta ainda que ficou muito orgulhosa quando soube que duas fotos dela haviam sido selecionadas, ainda mais escolhidas por profissionais da região. “Eu lembro que, quando soube, pensei que era algo muito importante, pois às vezes fazemos os trabalhos nas aulas pensando que ninguém além do professor irá ver, e acaba que não colocamos todo nosso potencial, mas, com essa iniciativa, acredito que isso irá mudar muito”, finaliza ela.

De acordo com o coordenador do curso de tecnologia em Fotografia, professor Leonel de Oliveira, a ideia é que a publicação seja lançada anualmente com a seleção dos melhores trabalhos dos estudantes nas diversas disciplinas de Fotografia realizadas pela Univates. As 500 unidades do Anuário 2015 serão distribuídas a alunos, funcionários da Univates e imprensa da região. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ljo@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação