Sol, frio e chimarrão marcam quarta edição do Dia sem Carro

Por Artur Dullius

Postado em

No último domingo, dia 05, a rótula em frente ao Centro Cultural, na rua Avelino Tallini, recebeu mais uma edição do Dia sem Carro. A tarde de sol e muito frio marcou o momento que incentiva o uso de transportes sustentáveis, a prática de exercícios físicos e a integração com a comunidade.

Acompanhado da cuia de chimarrão, Gustavo do Anjos trouxe a mãe, o pai e a namorada para prestigiarem a programação. “Eu e a Karine (namorada) já viemos na última edição, mas meu pai e minha mãe vieram pela primeira vez”, destaca. Entusiasmada, a mãe, Sirlei dos Anjos, complementa: “Lajeado carece de lugares alternativos para aproveitar no final de semana. Aqui é um ambiente muito agradável e com toda essa programação fica ainda melhor”.

Entre as atrações, o passeio com o Valeciclismo pelos bairros de Lajeado, o espaço com ideias para hortas alternativas e composteiras, organizado pelo Museu de Ciências Naturais, além da oficina de salada no pote e bolos caseiros, que foi oferecida pelo curso de Gastronomia. Já na área do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde foram oferecidos testes de tipagem sanguínea e de glicemia, verificação de sinais vitais e orientação nutricional. O curso de Farmácia instruiu sobre o descarte correto de medicamentos e realizou recolhimento de medicamentos vencidos ou que não são mais utilizados.

Quem também veio pela primeira vez foi o casal de namorados Matheus Scheibel e Vanessa da Rocha. “É uma iniciativa muito bacana. A gente percebe que o pessoal tá curtindo o momento”, comenta Vanessa. Scheibel destaca: “realmente é uma programação voltada para a comunidade. Esse som é muito bom, agrada ao ouvido de todos”.

Promovido pela Univates, o Dia sem Carro contou ainda com os locais de arrecadação de ração e materiais de higiene pessoal, a presença de diferentes food trucks e da Ervateira Ximango que forneceu erva-mate e água quente. No Palco Amigos da Rádio Univates, a banda JON&ROCK comandou o som.

Texto: Artur Dullius

Escolha uma formação