Doutoranda analisa cultivares de morango

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

Sucos, tortas, bolos, sorvetes, geleias e, claro, ele mesmo, puro e doce. O morango vem conquistando muitos paladares, além de fazer parte de produtos de beleza. O pseudofruto pode ser plantado em vasos, jardineiras, sistemas hidropônicos e substratos. Este é justamente o tema estudado pela pesquisa “Caracterização físico-química de diferentes cultivares de morango cultivados em distintos sistemas de cultivos no município de Bom Princípio/RS”, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates.

A doutoranda do PPGAD Cristiane Inês Musa realizou sua pesquisa baseada na comparação do cultivo de diferentes cultivares de morango nos substratos convencional e orgânico. O substrato é colocado em sacos e serve como suporte no qual as raízes das plantas são fixadas. Dessa forma, o líquido retido disponibiliza nutrientes às plantas. Com o auxílio da bolsista de iniciação científica e estudante de Engenharia Química da Instituição, Bárbara Weber, Cristiane analisou 12 parâmetros físico-químicos, como vitamina C, potencial antioxidante, acidez, açúcares, dentre outros, de ambas as possibilidades de plantio.

“A pesquisa tem grande importância para os agricultores, pois, a partir dos resultados, novas perspectivas de produção poderão surgir. Além disso, os consumidores terão possibilidade de escolher e consumir morangos com maior potencial antioxidante e/ou vitamina C, buscando uma melhor qualidade de vida”, afirma a doutoranda, que realiza a primeira pesquisa científica em Bom Princípio sobre morangos. O projeto de pesquisa está sendo orientado pela professora doutora Eniz Conceição Oliveira e coorientado pela professora doutora Claucia Fernanda Volken de Souza.

O estudo iniciou em 2013 e foi realizado em duas etapas com quatro famílias de agricultores. No primeiro momento, metodologias foram testadas, com a análise de três cultivares (“variedades”) de morangos: Camarosa, San Andreas e Camino Real, que foram testados em solo convencional (com utilização de defensivos agrícolas). Na segunda etapa, foram analisados os cultivares Festival e San Andreas, produzidos nos substratos orgânico e convencional. Agora a pesquisa se encontra na fase de discussão dos resultados e finalização da escrita da tese.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação