Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Doutoranda analisa cultivares de morango

Por Ana Amélia Ritt

Postado em


Compartilhe

Sucos, tortas, bolos, sorvetes, geleias e, claro, ele mesmo, puro e doce. O morango vem conquistando muitos paladares, além de fazer parte de produtos de beleza. O pseudofruto pode ser plantado em vasos, jardineiras, sistemas hidropônicos e substratos. Este é justamente o tema estudado pela pesquisa “Caracterização físico-química de diferentes cultivares de morango cultivados em distintos sistemas de cultivos no município de Bom Princípio/RS”, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates.
 
A doutoranda do PPGAD Cristiane Inês Musa realizou sua pesquisa baseada na comparação do cultivo de diferentes cultivares de morango nos substratos convencional e orgânico. O substrato é colocado em sacos e serve como suporte no qual as raízes das plantas são fixadas. Dessa forma, o líquido retido disponibiliza nutrientes às plantas. Com o auxílio da bolsista de iniciação científica e estudante de Engenharia Química da Instituição, Bárbara Weber, Cristiane analisou 12 parâmetros físico-químicos, como vitamina C, potencial antioxidante, acidez, açúcares, dentre outros, de ambas as possibilidades de plantio.
 
“A pesquisa tem grande importância para os agricultores, pois, a partir dos resultados, novas perspectivas de produção poderão surgir. Além disso, os consumidores terão possibilidade de escolher e consumir morangos com maior potencial antioxidante e/ou vitamina C, buscando uma melhor qualidade de vida”, afirma a doutoranda, que realiza a primeira pesquisa científica em Bom Princípio sobre morangos. O projeto de pesquisa está sendo orientado pela professora doutora Eniz Conceição Oliveira e coorientado pela professora doutora Claucia Fernanda Volken de Souza.
 
O estudo iniciou em 2013 e foi realizado em duas etapas com quatro famílias de agricultores. No primeiro momento, metodologias foram testadas, com a análise de três cultivares (“variedades”) de morangos: Camarosa, San Andreas e Camino Real, que foram testados em solo convencional (com utilização de defensivos agrícolas). Na segunda etapa, foram analisados os cultivares Festival e San Andreas, produzidos nos substratos orgânico e convencional. Agora a pesquisa se encontra na fase de discussão dos resultados e finalização da escrita da tese.
 
Texto: Ana Amélia Ritt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.