Mestrado em Biotecnologia recebe inscrições até o dia 17

Por Nicole Morás

Postado em

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates recebe inscrições, até o dia 17 de junho, para 10 vagas de mestrado. O programa é dividido nas áreas de concentração em Biotecnologia Agroalimentar – com linhas de pesquisa em Biotecnologia na Produção Primária de Alimentos e Biotecnologia na Produção Industrial de Alimentos – e Biotecnologia em Saúde – com linhas de pesquisa em Detecção e Caracterização de Micro-organismos e Aspectos Moleculares em Processos Fisiopatológicos.

A seleção é composta pela apresentação oral do pré-projeto de dissertação; entrevista e carta de recomendação conforme instruções do edital disponível em www.univates.br/ppgbiotec. A classificação final será divulgada no dia 27 de junho e as aulas iniciam no dia 12 de agosto. As inscrições podem ser realizadas pelo site do programa: www.univates.br/ppgbiotec/processo-seletivo e a entrega dos documentos deve ser realizada na Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu ou enviada por Sedex, com postagem até 13 de junho, para av. Avelino Talini, 171 – Caixa Postal 155 – 95.900-000 Lajeado – RS.

Com duração de dois anos, o curso tem aulas em sextas-feiras, das 18h30min às 22h30min, e aos sábados, das 8h às 12h. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5369, ou pelo e-mail ppgbiotec@univates.br.

Saiba mais sobre as áreas de concentração e linhas de pesquisa

Área de concentração Biotecnologia Agroalimentar
Visa a desenvolver projetos de pesquisa e aplicá-los na solução de problemas relacionados à produção primária e industrial de alimentos, com foco na formação de recursos humanos capazes de promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área de alimentos.

Linhas de pesquisa:
Biotecnologia na Produção Primária de Alimentos
Os estudos nesta linha de pesquisa buscam compreender a aplicação da Biotecnologia como ferramenta para melhoria da gestão dos processos de qualidade e produtividade agrícola utilizando diferentes técnicas, como: micropropagação de plantas por meio do cultivo in e ex vitro, biofortificação de alimentos de origem vegetal, obtenção de plantas tolerantes a estresses abióticos, bioecologia de agroecossistemas e controle biológico em suas diferentes aplicações, controle químico com extratos vegetais ou suas frações e marcadores moleculares de produção e reprodução em animais de importância econômica.

Biotecnologia na Produção Industrial de Alimentos
Os estudos nesta linha de pesquisa buscam compreender a produção, extração, purificação, caracterização e avaliação de parâmetros bioquímicos e nutricionais de biomoléculas, assim como sua aplicação na produção de alimentos, visando ao controle de qualidade, ao desenvolvimento de novos produtos de valor agregado, ao aproveitamento de resíduos agroindustriais e à elaboração de alimentos funcionais, com conhecimento sobre a viabilidade sob o ponto de vista da gestão.

Área de concentração Biotecnologia em Saúde
Envolve estudos sobre processos fisiológicos e patológicos, buscando ampliar os conhecimentos acerca de doenças humanas e animais, e o desenvolvimento de tecnologias para auxílio, diagnóstico e tratamento.

Linhas de pesquisa:
Detecção e Caracterização de Micro-organismos
Investigação e aperfeiçoamento de técnicas moleculares para caracterização de micro-organismos e agentes etiológicos e de métodos para sua detecção no intuito de desenvolver e aprimorar produtos e processos biotecnológicos.

Aspectos Moleculares em Processos Fisiopatológicos
Investigar e elucidar os mecanismos moleculares, celulares e funcionais ligados a processos fisiológicos e patológicos utilizando modelos experimentais e/ou ferramentas moleculares visando à promoção da saúde.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação