Univates coordena núcleo de pesquisa sobre migrações

Por Nicole Morás

Postado em

Objetivando integrar pesquisadores e proporcionar troca de experiências acerca dos processos migratórios, e como resultado do I Seminário Internacional Migrações e Direitos Humanos, foi criado, no último dia 19, o núcleo Migrações Internacionais e Pesquisas do Sul (Mipesul), por meio do qual se pudessem estabelecer parcerias e canais de comunicação entre pesquisadores nacionais e internacionais da região sul do Brasil. O núcleo tem sede na Univates, sob coordenação da professora doutora Margarita Mejía e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD).

De acordo com Margarita, o evento para a formalização do Mipesul contou com a participação de 31 pesquisadores e professores. “Realizaremos reuniões periódicas presenciais, durante eventos acadêmicos, mas, principalmente, estabeleceremos comunicação pelas redes virtuais”, afirma ela. Conforme Margarita, a ideia do núcleo é trocar ideias e informações a partir de diversos focos. “O núcleo é constituído por profissionais de diversas áreas de conhecimento, o que permite relacionar a experiência migratória de diversas perspectivas teóricas e a partir de diversos universos empíricos”, acrescentou ela.

O próximo encontro presencial ocorre durante o III Colóquio de Ética e Filosofia, no dia 25 de agosto, às 19h30min, na Universidade de Santa Cruz do Sul. Mais informações sobre o Mipesul podem ser obtidas pelo e-mail migrain@univates.br.

Saiba mais
A criação do Mipesul surgiu como um dos objetivos do projeto de pesquisa “Imigração de haitianos para o Brasil: análises de um processo em construção a partir de um estudo de caso”, coordenado pela doutora Margarita Rosa Gaviria Mejía, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Conta também com o apoio institucional do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Univates.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação