Professor tem artigo publicado em periódico internacional

Por Artur Dullius

Postado em

O professor e coordenador do curso de Engenharia da Computação da Univates, Marcelo Malheiros, teve um artigo publicado no periódico internacional Computers & Graphics. O trabalho faz parte dos resultados das pesquisas de doutorado em Computação que o docente está cursando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

O artigo, intitulado “Spatial Sorting: an Efficient Strategy for Approximate Nearest Neighbor Searching”, envolve resultados da sua pesquisa com simulação computacional de sistemas celulares. “Na Computação estudamos a relação entre o tempo gasto para resolver um dado problema e o seu tamanho. Mas, quando o problema dobra, o tempo muitas vezes fica quatro vezes maior. Então desenvolvi e validei uma solução para fazer a identificação da proximidade entre células de forma eficiente, porém utilizando uma estratégia bem simples”, destaca o professor. A expectativa é que esse novo algoritmo permita a simulação de milhões de células em tempo real apenas usando a placa gráfica de um computador comum.

Conforme Malheiros, o convite para mandar uma versão estendida do trabalho para o Computers & Graphics surgiu após participação no Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagem (Sibgrapi), no qual foi selecionado entre os melhores artigos. “A ideia inicial surgiu como uma curiosidade e acabou rendendo uma contribuição inédita para a área. Por isso virou publicação em um periódico internacional”, afirma.

Computers & Graphics
O periódico Computers & Graphics é dedicado a divulgar o estado da arte em pesquisas nas áreas de computação gráfica técnica (CG). O periódico se concentra em computação gráfica interativa, visualização e novas modalidades de interação, incluindo ambientes virtuais, e, neste âmbito, em modelos gráficos, estruturas de dados, linguagens, algoritmos de manipulação de imagens e software relacionado.

Texto: Artur Dullius

Escolha uma formação