Estudantes da Univates vão a escolas realizar atividade na área de Artes

Por -

Postado em

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da Univates oferecem à comunidade escolar oficinas de criação tridimensional utilizando materiais alternativos, como jornal, fita adesiva e cola feita à base de água e farinha. Essas atividades pertencem ao Projeto de Extensão Interarte, que objetiva realizar atividades na área de Artes visando a desenvolver potencialidades criativas a partir da experimentação e contato com técnicas diferenciadas para a confecção de objetos.

Podem participar das oficinas turmas do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, bem como entidades e associações. Conforme a coordenadora do projeto, professora Merlin Diemer, a Arte foi escolhida por ser um componente curricular obrigatório para as escolas e por estar correlacionada a conteúdos dos cursos que promovem o projeto.

O trabalho divide as turmas escolares em pequenos grupos, possuindo cada um deles um estudante da graduação como tutor. “A escola pode escolher o tema para o desenvolvimento das obras de arte. Esse tema pode estar relacionado com o que estão estudando no momento”, afirma a professora. “Por exemplo, já houve escolas que escolheram personagem de livros do Monteiro Lobato e momentos cívicos, como a Semana Farroupilha”, complementa.

Alessandra Westenhofen é uma das estudantes que participa dos encontros. A acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Univates afirma que essa experiência a ajudou na sua formação como pessoa. “O projeto não se trata apenas de ensinar a moldar um objeto, há uma troca de ensinamentos, conversas, risadas e, de brinde, ainda fazemos amizades. Conhecemos pessoas de todas idades e todas nos olham com admiração. As crianças nos chamam de professora. Isso é muito gratificante, porque é nesses momentos que percebemos que conseguimos dividir um pouco do nosso conhecimento, percebemos que valeu a pena”, completa.

As atividades desenvolvem a visão espacial dos integrantes, são gratuitas e podem ser realizadas nas próprias escolas ou nos laboratórios da Univates. Para participar, as escolas ou professores responsáveis podem entrar em contato pelo e-mail interarte@univates.br e agendar uma data para a oficina.

Escolha uma formação

Graduação presencial