Representantes de turmas reúnem-se com Reitoria

Por Ana Amélia Ritt/Nicole Morás

Postado em

Desde a última segunda-feira, a Reitoria, os diretores de Centro e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) reúnem-se com os representantes de turmas da Univates. O objetivo é debater assuntos abordados pelos acadêmicos na Autoavaliação Institucional, além de ouvir novas demandas e sugestões levadas para o encontro.

Na segunda-feira, dia 9, a conversa foi com os líderes das turmas dos cursos do Centro de Educação Profissional. Na terça-feira, dia 10, os assuntos foram debatidos com os líderes de turma do Centro de Gestão Organizacional (CGO) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec). Já na quarta-feira, a reunião será com o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e o Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS).

A estudante de Gestão de Micro e Pequenas Empresas Cláudia Betina Sulzbach afirma que o momento é necessário e oportuno. “Uma Univates melhor depende de cada um de nós. Todo mundo tem o hábito de criticar, e esse é justamente o momento que a Instituição disponibiliza para que essas críticas sejam identificadas e atendidas na medida do possível”, comenta, declarando que todos os pontos sugeridos pelos estudantes são analisados na reunião. Cláudia pensa, porém, que o que falta é os acadêmicos utilizarem esse espaço de maneira mais eficaz.

Para o vice-reitor da Univates, Prof. Dr. Carlos Cândido da Silva Cyrne, essa é uma possibilidade de comunicação com os alunos feita a partir dos apontamentos deles. “Na reunião, damos retorno aos estudantes sobre o que se pode e o que não se pode fazer com base nas demandas propostas. Já a Avaliação Institucional é uma melhoria do nosso fazer, não só na questão da  infraestrutura, mas também na pedagógica. É um canal de contato para ouvir as manifestações acadêmicas e, a partir delas, buscarmos as melhores condições possíveis para que a aprendizagem aconteça”, afirma.

Autoavaliação Institucional

A Autoavaliação Institucional é formada pela Avaliação Institucional e a Avaliação de Serviços e Infraestrutura. A Avaliação Institucional 2016 pode ser preenchida até o dia 22 de maio. Será realizada a etapa discente e docente, em que são contempladas questões relacionadas às disciplinas/módulos do currículo de cada curso, à metodologia das aulas e à atuação do professor em sala de aula, contribuindo para o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem. O preenchimento pode ser realizado pelo link www.univates.br/avinst.

A Avaliação de Serviços e Infraestrutura, a partir de 2016A, será aplicada de forma permanente, permitindo aos respondentes avaliar os serviços e a infraestrutura disponíveis. Poderão ser sugeridas melhorias a qualquer momento pelo Universo Univates ou pelo link www.univates.br/avaliacaoinfra. Toda vez que uma demanda for registrada, o solicitante receberá e-mail de confirmação de que ela será direcionada ao setor responsável e outro e-mail da Ouvidoria com a resposta à solicitação.

Informe da Avaliação 2016/A também pode ser conferido on-line

Com o objetivo de dar retorno aos estudantes sobre as informações coletadas no último processo de Avaliação, a Univates produz, a cada semestre, o Informe da Avaliação. A edição deste semestre, referente ao processo realizado em 2015/B, também pode ser conferida no site www.univates.br/jornal-da-avaliacao.

Texto: Ana Amélia Ritt/Nicole Morás

Escolha uma formação