Encontros Científicos do PPGBiotec têm início com Lucas Alvares

Por Nicole Morás

Postado em

Com a palestra “Persistência da memória x esquecimento: explorando os mecanismos que determinam a qualidade e a manutenção da memória” e a participação do doutor em Neurociências Lucas Alvares, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) deu início, na última sexta-feira, 29, aos Encontros Científicos do PPGBiotec.

Coordenador substituto do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Alvares estuda a consolidação, reconsolidação, extinção e esquecimento da memória e apresentou dados dos seus artigos recém-publicados, nos quais elucida algumas rotas bioquímicas no cérebro associadas com a retenção de memória a curto e longo prazo e também com o esquecimento.

A próxima atividade dos Encontros Científicos do PPGBiotec ocorre no dia 13 de maio com Alessandro Menna Alves, mestre em Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas, que tratará sobre microambiente tumoral e infecção. Os encontros sempre ocorrem das 13h30min às 15h, na sala 406 do Prédio 3 da Univates. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.univates.br/agenda/inscricoes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5532, ou pelo e-mail ppgbiotec@univates.br.

Cronograma de atividades

Ministrante

13/05

13h30min às 15h

Sala 406/3

Microambiente tumoral e infecção

Alessandro Menna Alves, mestre em Odontologia (UFPel)

20/05

Desafios no controle de mosquitos transmissores de agentes de doenças

Onilda Santos da Silva, doutora em Ciências Naturais, área de Parasitologia pela Eberhard Karls Universität Tübingen, Alemanha

03/06

Ionomas, genomas e tricomas: descobrindo mecanismos importantes para a distribuição de metais em plantas

Felipe Ricachenevsky, doutor em Biologia Molecular e Celular (Ufgrs)

17/06

Aspectos biotecnológicos empregados na remediação de resíduos e obtenção de bioprodutos

Michele Hoeltz, doutora em Microbiologia Agrícola e do Ambiente (Ufrgs)

01/07

Produção e imobilização de β-galactosidase recombinante visando sua aplicação industrial

Giandra Volpato, doutora em Engenharia Química (Ufrgs)

22/07

Construção de vacinas utilizandomolecular dockinge bioinformática

Gustavo Fioravanti, doutor em Ciências (Ufrgs)

29/07

Respostas de plantas de arroz à infestação do ácaro fitófagoSchizotetranychus oryzae

Raul Antonio Sperotto, doutor em Biologia Celular e Molecular e pós-doutorado em Botânica (Ufgrs)

Saiba mais
O grupo de estudos Encontros Científicos do PPGBiotec objetiva discutir artigos científicos e apresentar projetos de pesquisa desenvolvidos por discentes e docentes do programa e também de outras instituições de Ensino Superior e centros tecnológicos. As atividades, coordenadas pelo doutor Ivan Cunha Bustamante Filho, são destinadas a discentes, docentes, diplomados, bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e demais interessados.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação