Projeto Transvisões traz discussões e oficinas sobre arte na docência

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

O projeto Transvisões deu início às suas atividades na noite da última terça-feira, dia 26. Com a palestra “Arte e estética: desafios contemporâneos para a docência”, a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e pesquisadora na área de arte e docência, doutora Luciana Loponte, capturou os olhares de estudantes e professores. O projeto Transvisões é uma atividade do grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vinculado ao Mestrado em Ensino da Univates.

A programação do evento é voltada aos estudantes do curso de Pedagogia e professores e alunos da Educação Básica de escolas parceiras do projeto de extensão Interfaces – face Formação Pedagógica e Pensamento Nômade e do grupo CEM. A atividade proporciona aos participantes o conhecimento do processo criativo das obras expostas, experimentação da técnica utilizada pelos artistas e visita a exposições com as técnicas exploradas. Além disso, serão realizadas discussões com mediação dos artistas responsáveis sobre a exploração das obras em sala de aula.

Confira as oficinas:

No dia 5 de maio, das 9h às 17h, “Aquarela e técnicas aguadas” é o tema de oficina ministrada por Chana de Moura. A atividade será realizada na sala 202 do Prédio 7. Já a exposição “Cansada de ser ilha”, que envolve as técnicas debatidas na oficina, pode ser conferida no Espaço Arte 8 da Univates de 5 a 25 de maio.

A oficina “Pintura tridimensional” será oferecida no dia 17 de maio. Ministrada por Antônio Augusto Bueno, será realizada das 9h às 17h. A exposição com esse tema, intitulada “Um outro outono”, tem a participação de Bebeto Alves, Eduardo Montelli e Luís Filipe Bueno e pode ser conferida de 6 a 31 de maio no Espaço Arte 3.

Já no dia 1º de junho, também das 9h às 17h, será realizada a oficina “Nanquim, aquarela e bordados”. A atividade ocorre na sala 202 do Prédio 7 e será ministrada por Desirée de Azambuja Hirtenkauf. A exposição com o mesmo nome pode ser conferida no Espaço Arte 7 da Univates de 1º de junho a 4 de julho.

Todas as exposições podem ser conferidas de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h30min, e aos sábados, das 7h30min às 12h.

Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5592.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação