Representantes do Comung debatem diretrizes curriculares nacionais

Por -

Postado em

A Univates participa, nesta terça-feira, dia 26, de um encontro do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) para tratar sobre a resolução que define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Participam os professores Cláudia Inês Horn, Danise Vivian, Derli Juliano Neuenfeldt, Daiani Clesnei da Rosa, Fernanda P. Brod, Kári Lúcia Forneck, Márcia Solange Volkmer, Silvane Fensterseifer Isse e Tiago Weizenmann.

O evento, que acontece na Feevale, contará com a presença do conselheiro Luiz Fernando Dourado, membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). A partir da palestra de Dourado, à tarde serão discutidos, em grupos de trabalho, seis temas baseados na resolução: articulação entre formação inicial e formação continuada; formação pedagógica para graduados e não licenciados; explicitação dos núcleos conforme artigo 12; relação entre licenciatura e bacharelado; estágios; e duzentas horas. Ao final do evento deverá ser elaborada a Carta Comung sobre as diretrizes, explicitando consensos dos parâmetros norteadores. O documento poderá servir de base para as revisões dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de licenciatura das instituições de ensino.

Confira a programação:

9h: abertura, com a presença do presidente do Comung, Martinho Luiz Kelm
9h15min: explicitação e entendimentos das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores (Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015). Palestrante: Luiz Fernandes Dourado, membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Mediação: Cristina Ennes da Silva, pró-reitora de Ensino da Universidade Feevale
14h: início dos trabalhos em grupo, subdivididos em eixos temáticos
15h45min: apresentação das propostas de cada eixo e elaboração da Carta Comung