Lazer, estudo e esporte ao alcance da comunidade

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

“É um ambiente que me inspira”, declara Márcia Sehn referindo-se à Biblioteca da Univates. Aposentada desde agosto de 2015, Márcia decidiu focar em cursos e estudos. “Não podia ficar parada, precisava fazer alguma coisa. Em casa acabava me dispersando muito. Além disso, não conhecia a estrutura da biblioteca e, quando a visitei pela primeira vez, achei um ambiente maravilhoso para estudos. Quando voltei lá, um rapaz me apresentou o programa Univates & Você, era tudo o que eu buscava naquele momento”, afirma lembrando que, por ter feito pós-graduação na Instituição, recebeu desconto.

Márcia possui o cartão do Univates & Você desde dezembro do ano passado. Ela é a participante do programa que mais acessou a Biblioteca no período de dezembro de 2015 a março deste ano. Três vezes por semana, terça, quarta e quinta-feira, vai à biblioteca às 7h30min e fica até as 17h. “Em janeiro decidi iniciar um plano de negócios. Nesse meio tempo fiz um curso de Coaching na Univates e aproveitei para estudar e fazer alguns atendimentos gratuitos aqui na biblioteca para ver se era isso mesmo que eu queria”, conta destacando que o local se tornou um meio de encontrar novo caminho após a aposentadoria. “Identifiquei-me muito com o ambiente. Prefiro estudar aqui do que em casa”. Márcia comenta que com o programa também utiliza a pista atlética. “Coloquei uma nova meta para os próximos meses, a corrida”, diz animada.

O acesso à biblioteca e à pista atlética são só algumas das vantagens do Univates & Você. O programa oferecido à comunidade possibilita o acesso a serviços e a outras infraestruturas do campus. Com a adesão, os usuários passam a aproveitar o sistema de compartilhamento de bicicletas Bicivates, os laboratórios de informática, e-mail com armazenamento ilimitado com a extensão @universo.univates.br, internet wi-fi no campus universitário, estacionamento com valor diferenciado e locação do campo de futebol.

Elaine Maria Weizenmann foi a pessoa que mais acessou a pista atlética, 68 vezes, de dezembro de 2015 a março de 2016. O uso do espaço é feito principalmente por questão de saúde. “Tive problemas de colesterol e diabetes, então comecei a fazer exercícios na rua e na academia. Agora sempre vou para a pista atlética, tem segurança, banheiros e água gelada. Além disso, as caminhadas e corridas realizadas ali não têm tanto impacto”, explica. Há dez anos praticando esportes, Elaine frequenta a pista, quase todos os dias, há cerca de dois anos. “Até na chuva”, ri a filha Sabrina Weizenmann. “Se não me exercito, parece que alguma coisa está errada. Quando saio da pista, parece que tenho mais disposição, melhora também a minha autoestima”, complementa Elaine.
Atualmente Elaine completa 18 voltas por dia ao redor da pista que possui 400m. “É bom demais. Para quem tiver interesse pelos exercícios, vale a pena”, diz.

Saiba mais
O Univates & Você foi pensando para que pessoas que não possuem vínculo acadêmico ativo com a Instituição possam ter acesso aos seus serviços e à sua infraestrutura.

Ficou interessado? Para participar é necessário efetuar cadastro pelo site www.univates.br/univatesevoce, aceitar os termos de uso e realizar o pagamento de R$ 47,15 a cada trimestre ou de R$ 188,60 anual. Diplomados após um ano da formatura recebem 50% de desconto (no primeiro ano, todos os acessos são gratuitos aos diplomados).

Mais informações pelo e-mail univatesevoce@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5212.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação