Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

MRL e Biblioteca promovem Troca-Troca na Semana do Livro

Por Nicole Morás

Postado em


Compartilhe

A partir do próximo domingo, dia 17, das 14h às 18h, a Biblioteca da Univates estará aberta ao público um domingo por mês. A ação dá início às comemorações da Semana do Livro, que ocorre até o dia 23 com a realização da 13ª edição do Troca-Troca de Livros.
 
A iniciativa visa a estimular a leitura e a reutilização de obras bibliográficas por meio da troca. Para participar, basta levar algum livro que não é mais utilizado e trocá-lo por outro. Não há limite para a quantidade de livros, ou seja, pode-se trocar quantos livros quiser. As obras serão escolhidas de acordo com o gosto do leitor e dentre os variados temas do material exposto no saguão da Biblioteca.
 
De acordo com a gestora da Biblioteca, Ana Paula Lisboa Monteiro, a iniciativa de abrir a Biblioteca mensalmente no domingo busca oportunizar à comunidade mais um momento de conhecer a sua estrutura, além de proporcionar mais uma alternativa para que os alunos possam realizar seus estudos. “Procuramos escolher datas que possamos trabalhar relacionados a eventos ou datas comemorativas”, afirma Ana Paula.
 
Mais informações podem ser obtidas com a Biblioteca ou pelo Museu Regional do Livro por meio do telefone (51) 3714-7000, ramal 5981 /5982 , ou pelos e-mails biblioteca@univates  / museudolivro@univates.br.
 
Saiba mais
 
A Biblioteca deu início à Semana do Livro quando recebeu o convite, em 2005, pela Câmara Rio-Grandense do Livro, para realizar alguma atividade para o Dia Mundial do Livro, dia 23 de abril. Esta data, por sua vez, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (Unesco) e internacionalizou uma antiga tradição da Catalunha, onde, em 23 de abril, comemora-se o Dia de São Jorge padroeiro daquela província espanhola e recorda-se o falecimento do escritor Miguel de Cervantes, ocorrido na mesma data, em 1616. De acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa juntamente com cada livro vendido neste dia e muitas pessoas presenteiam com livros e rosas seus amigos e familiares. “Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes”, este é o lema.
 
A partir de 1995, a Unesco estendeu sua homenagem ao escritor inglês William Shakespeare, também falecido em 23 de abril de 1616, e passou a estimular os estados-membros a desenvolverem iniciativas próprias nesta data. Atualmente, autores, editores, professores, livreiros, meios de comunicação e bibliotecas, entre outros profissionais e entidades, mobilizam-se, em todo o mundo, para que o livro esteja na pauta do dia.
 
Fonte: Câmara do Livro do Rio Grande do Sul
 
Texto: Nicole Morás
 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.