Setor leiteiro ganha destaque no II Situe

Por Nicole Morás

Postado em

Tecnologias e inovações no setor leiteiro são os assuntos principais do II Seminário de Interação Tecnológica Universidade-Empresa (Situe) que ocorre nesta quarta-feira, 13, durante todo o dia no auditório do Prédio 7 da Univates. O evento, promovido pelo Parque Científico e Tecnológico (Tecnovates) em parceria com a Alltech , é destinado a empresários e colaboradores de empresa ligadas ao agronegócio, produtores rurais, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação e demais interessados.

O zootecnista Winston Giardini proferiu a primeira palestra da manhã sobre dieta total equilibrada, seguido pelo pesquisador holandês Johannes Joephus Maria Driessen, que é formado em Veterinária pela Universidade de Utrecht (Países Baixos) e, entre suas experiências profissionais, passou seis meses em uma fazenda leiteira na Arábia Saudita com mais de 14 mil vacas. Ele é pioneiro em treinamentos sobre Cow Signals, que já foi replicado em mais de 55 países e é baseado no processo de observar o rebanho, pensar e atuar.

Segundo Driessen, esses sinais físicos apresentados pelas vacas fornecem indicadores sobre a situação do animal em aspectos relacionados à saúde e bem-estar, o que reflete diretamente na produtividade. Ele apresentou fotos de vacas leiteiras e pediu aos presentes para indicarem a situação delas, baseados nos princípios do Cow Signals. O pesquisador também apresentou fotos de rebanhos, apontando o comportamento dos diferentes indivíduos e o que eles podem indicar em relação a pontos positivos e negativos da propriedade.

Uma das participantes do II Situe foi a produtora Dagmar Conzatti Piccinini, de Roca Sales, que acompanhou seus dois funcionários para que eles possam compreender a importância da nutrição do animal. “Como eles tratam os animais, considero importante que participem para que possam saber a importância do que estão fazendo, pois não adianta termos um ótimo alimento se os animais não estão comendo”, avalia ela.

As atividades do II Situe seguem nos turnos da tarde e da noite com mais três palestras e com a apresentação de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento realizados pelo Tecnovates, conforme cronograma abaixo. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser realizadas pelo site www.univates.br/sistemas/inscricoes. Mais informações sobre a dinâmica da atividade podem ser conferidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5956.

Ministrante(s)

14h às

Auditório do Prédio 7

Palestra – A importância e os caminhos da proteção do conhecimento