Novas exposições apresentam a fotografia em diversas formas

Por Nicole Morás

Postado em

As fotografias permeiam as novas exposições da Univates. No Espaço Arte 3, a artista Carmen Sansone, de Porto Alegre, apresenta, até 2 de maio, a série de trabalhos “Insignes & Ficantes” - uma coletânea de fotos traduzidas para pintura e desenho tendo por objeto de pesquisa de imagem os moradores de rua. “As fotos, registradas no percurso dos bairros de Porto Alegre, são ao acaso. Busco a naturalidade. As fotos são feitas sem pose ou autorização, com o cuidado de não captar identidades”, afirma ela na descrição da exposição.

Já nos Espaço Arte 7 e 8, até 30 de abril, a fotógrafa Carolina Alberton Leipnitz retrata mulheres e famílias durante o nascimento de um filho na exposição “Renascer”. As fotografias mostram em detalhes as dores e alegrias do momento do parto, registrando cada contração, cada repouso, cada gesto de carinho e cumplicidade. “Faz uma viagem pela maravilha que é o corpo humano na sua divindade em parir e na sua adaptação natural para este momento. A exposição visa também ao empoderamento das mulheres, estimulando o parto natural, encorajando-as, levando informação e também respeitando a sua liberdade de escolha sobre como ter seu filho. O parto natural traz inúmeros benefícios para a mãe e para a criança, mas ainda é um desafio para muitas mulheres”, avalia ela.

Ainda, a exposição “Fantasmas de casa – vestidos habitados”, de Franciele Spohr, pode ser conferida no Espaço Arte 11 até 4 de maio. Com as técnicas de instalação, desenho e fotografia, tanto o vestuário-habitat quanto os habitantes (gravuras, objetos, fotografias) expostos fazem parte de acervo pessoal da autora, amealhados e produzidos ao longo dos últimos 15 anos, representando resquícios, marcas, fluídos, passos, eventos, encontros, perdas, palavras desse trecho da vida. O intento é ocupar a vestimenta desses traços existenciais como uma sobrecamada de psique na superfície do corpo.

As visitas às exposições são gratuitas, abertas à comunidade em geral e podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e no sábado, das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo de Eventos da Univates, pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação