Univates é contemplada com bolsas na área da saúde

Por Artur Dullius

Postado em

A Univates foi contemplada, pelo Ministério da Saúde, com 21 bolsas para os cursos de Medicina, Farmácia e Nutrição. O resultado foi publicado, na última semana, no Diário Oficial da União (D.O.U), por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/ GraduaSUS 2016/2017.

No total são sete bolsas para cada um dos três cursos, divididas da seguinte forma: duas para professores, três para profissionais da saúde, que serão indicados pela Secretaria da Saúde de Lajeado, e duas para estudantes. O projeto tem duração de dois anos e as ações serão direcionadas às 14 Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Lajeado.

Conforme Gisele Dhein, professora que coordenou a construção do projeto na Univates, o programa tem papel importante na formação de profissionais da saúde. “Os profissionais que já trabalham na área têm a oportunidade de se qualificar e os acadêmicos conseguem, por meio da atividade desenvolvida, ter a vivência de como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma. A professora ainda destacou a flexibilidade do programa, que permite a participação de bolsistas voluntários nas ações.

As atividades começam em maio e os bolsistas devem ser selecionados até o final do mês de abril. Nas ações o curso de Farmácia irá trabalhar com a prática de medicamentos fitoterápicos. O curso de Medicina terá o foco voltado para a saúde do trabalhador, buscando identificar casos de bornout (síndrome do esgotamento profissional). Já na área da Nutrição o tema será a situação nutricional dos municípios, especialmente relacionadas ao Programa Infância Melhor (PIM) e ao Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (Sisvan).

Saiba mais
O PET-Saúde/GraduaSUS é uma iniciativa voltada ao fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, bem como a participação social.

No último edital, o Programa contemplou projetos ligados ao desenvolvimento de mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e à qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade articulados aos projetos do Ministério da Saúde e da Educação.

Texto: Artur Dullius

Escolha uma formação