Rondonistas planejam atividades da Operação Forte dos Reis Magos

Por Bruna Lais Alves/Projeto Rondon Univates

Postado em

Planejamento e muito trabalho pela frente é o que espera o grupo de rondonistas da Operação Forte dos Reis Magos, que viaja para o município de Montanhas, no Rio Grande do Norte, no mês de julho.

Após a viagem precursora, realizada de 3 a 9 de abril, as atividades a serem desenvolvidas com a comunidade potiguar serão planejadas pela coordenação e pelos estudantes selecionados nas próximas semanas. Conforme Estela Gausmann, coordenadora do Projeto Rondon na Univates, as principais necessidades percebidas no município foram na área de meio ambiente.

“Os contatos com a prefeitura de Montanhas foram estabelecidos. Realizamos o reconhecimento do município e identificamos as áreas prioritárias para atendimento. A partir disso, o plano de trabalho receberá os ajustes necessários de acordo com as percepções e os relatos da administração municipal”, explica Estela.

Em 2011, o Projeto Rondon passou por Montanhas, o que facilitou o entendimento de parte dos moradores a respeito do projeto. A coordenadora afirma ainda que a receptividade foi satisfatória e as expectativas são as melhores - o grupo terá muito a fazer pela comunidade de Montanhas.

“Na prefeitura fomos muito bem recebidos, além disso, o secretário da saúde nos levou a diversos lugares no município, como escolas e duas comunidades no interior, nas quais os rondonistas desenvolverão atividades. O desejo de voltar ao município é cada vez maior”, ressalta.

Nos próximos dias será agendada a segunda reunião entre os rondonistas, com o objetivo de planejar as ações conforme as necessidades detectadas durante a viagem precursora. “Conhecer Montanhas foi uma experiência única, é lição de vida e cidadania, de aprendizado, de vivência e de Brasil”, finaliza a coordenadora.

Saiba mais sobre o Rondon
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um plano de integração social com o propósito de reunir esforços para contribuir com o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, ampliando, consequentemente, o bem-estar da população. As ações são executadas por estudantes, que participam de maneira voluntária durante todas as atividades propostas.

Texto: Bruna Lais Alves/Projeto Rondon Univates

Escolha uma formação