95 & Blues completa quatro anos em abril

Por -

Postado em

O primeiro programa da Rádio Univates 95 & Blues completou quatro anos no sábado, dia 2 de abril. A comemoração traz quase 200 programas e coleciona histórias entre a rádio, os ouvintes e os artistas. Lançado em 2012, o 95 & Blues vai ar nas segundas-feiras das 22h à meia-noite.

“O programa foi criado na coragem, porque era um estilo pouco divulgado e ouvido na região”, conta Marcelo Petter, coordenador da Rádio Univates e apresentador do 95 & Blues. Petter lembra que, em novembro de 2012, a Rádio foi pela primeira vez para o Festival de Blues, que acontece anualmente em Caxias do Sul e que é considerado um dos maiores festivais de blues da América Latina. “Hoje os músicos que participam do festival já nos conhecem, assim como a organização do festival. O programa 95 & Blues fez a Rádio Univates ficar conhecida no mundo do blues”, afirma contando que no festival conheceram uma das bandas pioneiras do estilo no Brasil, a Blues Etílicos. “Conheci os caras no sábado. Na segunda-feira recebi uma mensagem do guitarrista via Facebook dizendo que eles estavam ouvindo o programa lá do Rio de Janeiro”.

Petter relata que a trilha musical do início do programa também é característica. “Nunca vou mudar a trilha de B. B. King. Ele morreu no ano passado e na segunda-feira seguinte à sua morte, teve uma programação especial. Quando a trilha toca, os ouvintes já sabem que é o início do programa”, comenta.

Luciano Galvan escuta o programa desde a primeira edição e afirma que, a partir do 95 & Blues, houve uma evolução muito grande na música e no que a população da região está ouvindo. “O programa resgatou algumas músicas. Pessoas que não estavam acostumadas a ouvir esse estilo musical começaram a gostar”, comenta. O lajeadense ressalta que o 95 & Blues traz a sensação de uma conversa entre um grupo de amigos e que, graças à programação, conheceu vários artistas novos.

Um dos maiores gaitistas do mundo, Gonzalo Araya, também “veste a camiseta”. Em um desafio da Casa Amarilla, do Chile, gravou um vídeo de um minuto com 10 músicas de rock. No momento estava usando a camiseta da Rádio Univates feita especialmente para o Festival de Blues do ano passado. O vídeo, publicado na sexta-feira, dia 1º, pode ser conferido aqui. Além disso, você pode conferir a primeira vinheta do programa no vídeo aqui do lado.

A Rádio Univates pode ser ouvida pela frequência 95.1 e on-line pelo site www.univates.br/radio.

Escolha uma formação

Graduação presencial