Iniciam atividades do programa de Treinamento de Matemática da Univates

Por Artur Dullius

Postado em

Na última sexta-feira, dia 1º, tiveram início as atividades do programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (Poti). O curso conta com treinamentos gratuitos oferecidos na Univates para os estudantes com interesse em participar de competições olímpicas de Matemática. Este é o terceiro ano que a atividade é realizada na Instituição e conta com 20 estudantes de 5º a 9º ano do ensino fundamental, oriundos de diversas escolas do Vale do Taquari.

Entre eles está Pablo Fergutz de 14 anos. O estudante do 9º ano da Escola João Beda Körbes, de Arroio do Meio, veio até a Univates acompanhado da mãe e da irmã. “A escola na qual estudo nos avisou deste treinamento. Como sempre gostei da área da matemática e já participei de diversos concursos, resolvi me inscrever”, comenta. A mãe, Carla Fergutz, complementa: “É muito bom esse interesse dele, pois mostra que desde cedo já está procurando algo melhor”, conclui.

Durante as aulas, serão ensinados conteúdos de Álgebra, Teoria de Números, Geometria e Combinatória, ministrados pelo professor doutor Claus Haetinger e pelo mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates Roberto Stenio Albuquerque. De acordo com o professor Haetinger, a ideia é preparar os estudantes para competições nacionais e internacionais da área matemática. “Aqui os estudantes vão exercitar conteúdos que não são vistos nas salas de aula, complementando o estudo recebido na educação básica”, comenta.

As aulas estão sendo ministradas nas sextas-feiras à tarde. No último ano três estudantes que participaram dos treinamentos foram premiados em competições nacionais. O programa é realizado por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Texto: Artur Dullius

Escolha uma formação