Professores e funcionários da Univates auxiliam o estudo de alunos carentes

Por Nicole Morás/Elise Bozzetto

Postado em

Professores e funcionários da Univates mantêm, desde 2009, um fundo para bolsas de estudo, o Fundo 40. Lançado por ocasião dos 40 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari, o programa recebe mensalmente doações do corpo administrativo. Além disso, ações de publicidade que empresas realizam na Instituição são cobradas e os valores repassados integralmente para esse fundo, que contempla estudantes carentes com até 80% do valor das mensalidades.

Nesta semana, um novo edital foi lançado para beneficiar mais dois estudantes. Até o momento, uma aluna já se graduou com o benefício e outros quatro estudantes recebem o incentivo do Fundo 40. Colaboradora do Fundo 40 desde o seu lançamento, a arquiteta e urbanista do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Univates Ivana Lazzaron Pereira acredita que não há nada mais importante do que o conhecimento. “Este é um ‘bem’ que ninguém pode nos tirar; é algo que nos engrandece como pessoa. Fiquei lisonjeada de poder contribuir para que alguém pudesse adquirir mais conhecimento por meio da minha colaboração”, afirma ela.

Durante a graduação, Ivana também recorreu a financiamentos para finalizar seus estudos. “Meus pais passaram por problemas financeiros, e também tive que recorrer a financiamentos. Por ter precisado desse tipo de ajuda, fico grata por poder ajudar alguém a concluir seus estudos também. Acredito ser um processo transparente, que ajuda quem realmente precisa. Sinto-me feliz e grata em colaborar”, finaliza ela.

O professor Ari Künzel também faz doações ao Fundo 40 desde 2009, pois acredita ser uma  maneira de retribuir um pouco daquilo que conseguiu, especialmente por ter tido a oportunidade de estudar com o crédito educativo que deu condições para que ele concluísse o curso em pouco tempo e depois realizasse o pagamento com certa facilidade. “Hoje as condições são diferentes e muitos não conseguem o crédito, mas gostariam de estudar. Talvez com uma pequena contribuição de quem pode ajudar alguém vai poder estudar e depois dar seu retorno para a sociedade. Como estou há muitos anos trabalhando na Univates, e em outros locais, quase sempre três turnos diários, pouco tenho feito nas comunidades em que eu estava envolvido antes, como times de futebol, igreja, centro comunitário e escolas. Então é uma contribuição para algo que acredito já que não estou atuando ativamente em outras ações na comunidade”, acrescenta ele.

Hoje o Fundo conta com mais de 160 funcionários que contribuem com valores diversos, que podem ser descontados em folha mensalmente, semestralmente, ou sem periodicidade, conforme estipulado no termo de adesão no qual o colaborador indica o valor e a periodicidade ao setor de Recursos Humanos. Os alunos, diplomados e comunidade em geral também podem participar doando para o Fundo 40. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail rh@univates.br.

Inscrições abertas para novo edital
Um novo edital do programa recebe inscrições, até o dia 25 de abril. Por meio desse edital serão selecionados dois estudantes, um de curso de graduação, exceto Medicina e Odontologia, e um estudante de curso técnico, com bolsa de até 80% do valor das mensalidades, conforme estipulado pela Comissão de Seleção do Fundo 40. Podem se candidatar estudantes carentes matriculados ou candidatos ao vestibular que venham a se matricular  em cursos de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) no próximo semestre ou em cursos técnicos do Centro de Educação Profissional – CEP.

As inscrições podem ser realizadas no Atendimento Univates, conforme edital disponível em www.univates.br/espaco-academico/fundo-40. A cada semestre, a Comissão avaliará o desempenho acadêmico do bolsista, bem como sua situação financeira, podendo decidir por renovação integral, renovação parcial ou cancelamento. Detalhes podem ser obtidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5467, ou pelo e-mail fundo40@univates.br.

Texto: Nicole Morás/Elise Bozzetto

Escolha uma formação