Univates busca parceria a fim de reforçar a inclusão social

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

Unir pessoas para que, juntas, construam soluções sustentáveis. Esse é um dos objetivos do projeto Diversidade na Rua, idealizado pela empresa Mercur, em que a Univates está inserida. O objetivo da empresa é pensar, juntamente a outras instituições de Lajeado, em materiais de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência. Na Univates, a ideia é envolver os acadêmicos dos cursos de Design - Bacharelado e Design de Moda

O projeto é desenvolvido em três grandes regiões do Rio Grande do Sul. Encontros estão sendo realizados na Univates para construção de novas aproximações, trazendo a possibilidade de integração com os cursos, como na disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Design. “No caso do Design, a proposta é construir aproximações com os cursos da área da saúde em oficinas de cocriação e validação de tecnologias assistivas, inseridas na rede do projeto Diversidade na Rua, que já tem parceiros em Lajeado”, explica o coordenador do curso, Rodrigo Brod.

Conforme o professor, a Mercur destaca-se tanto nos aspectos ligados ao desenho industrial como no contexto da estratégia, estrutura colaborativa e design centrado no usuário. “Estes são temas muito discutidos e trabalhados no curso”, afirma Brod.

Para o Design de Moda, a proposta do projeto é realizar um desfile de moda inclusivo, que contemple diversos tipos de “necessidades” e idades. “A ideia é melhorar a autoestima dessas pessoas por meio da moda e pensar nas suas necessidades/dificuldades diárias com o vestir. Para a parceria, discutiremos a moda inclusiva e desenvolveremos as peças para esse desfile. Por isso, trabalharemos com os alunos da disciplina Ergonomia Aplicada ao Design de Moda, sob a orientação da professora Cláudia Foletto”, comenta a coordenadora do curso, Josiane da Costa Schmitt.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação