Univates inicia curso de pós-graduação a distância

Por Artur Dullius

Postado em

Teve início neste sábado, dia 02, o curso de Pós-Graduação, lato sensu, Docência na Educação Profissional. A especialização é a primeira realizada na Univates que possui abordagem orientada pelo ensino a distância. O curso conta com o uso de metodologias ativas, desenvolvidas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA/EAD/Univates.

A pós oferece espaço de formação a profissionais de diferentes áreas do conhecimento para atuação na educação profissional técnica, e tem como propostas compreender melhor os processos de ensino e as situações de aprendizagem, as especificidades do ensino profissionalizante e os papéis do professor e aluno neste contexto. De acordo com a metodologia dos cursos desenvolvidos em EAD, serão realizados encontros presenciais e atividades a distância.

Para Edson Ahlert, coordenador do curso, o ensino a distância possibilita ao estudante o acesso à educação de forma mais flexível. “Ao contrário da educação presencial, na Educação a Distância é o estudante quem decide quando, como e onde estudar, mas para isso são necessárias que algumas regras sejam seguidas. Exige do aluno a capacidade de organização do aprendizado, evitando o acúmulo de leituras e exercícios, ou seja, é necessário autodisciplina”, comenta Ahlert.

Conforme o coordenador, a proposta da Univates em ofertar um curso de pós a distância é abranger a parte dos profissionais que buscam uma especialização e estão empregados ou buscando alternativas para alavancar sua carreira. “Com a rotina de trabalho diária as dificuldades para se dedicar aos estudos são maiores. Por isso, fazer uma pós-graduação a distância é uma ótima oportunidade para driblar a falta de tempo”, afirma. Ahlert ainda destaca que o aluno tem acesso a uma diversidade cultural e social, com alunos de todas as regiões, idades e classes sociais.

A especialização é composta por três módulos e terá um total de 60 horas realizadas com encontros presenciais para a avaliação dos conteúdos ministrados. Além do material de apoio disponibilizado aos alunos no ambiente virtual, para melhor compreensão do conteúdo, serão realizados chats, fóruns e videoaulas.

Está previsto para agosto de 2016 o curso de especialização em Ações em Estimulação Precoce, que também será ofertado na modalidade EAD. Mais informações sobre os cursos de Pós-Graduação podem ser obtidas com a Secretaria de Pós-Graduação e Pesquisa, sala 115 do Prédio 1, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5412, ou pelo e-mail posgraduacao@univates.br.

Outros cursos de especialização

Diversos cursos de pós-graduação lato sensu seguem com inscrições abertas até 16 de julho. Direito Processual Civil, Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção, Jornalismo e Meios Digitais, MBA em Branding e Business, Políticas Públicas de Saúde Mental e Assistência Social e Tecnologia de Alimentos são as opções que iniciam aulas em agosto. O curso de Educação Física Escolar recebe inscrições até 1º de agosto e terá início no mês de setembro.

Texto: Artur Dullius

Escolha uma formação