Auditoria comprova qualidade dos serviços realizados no Unianálises

Por Artur Dullius

Postado em

O Unianálises, laboratório de análises da Univates, recebeu, nesta sexta-feira, dia 1º, resultado positivo da auditoria realizada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro. O processo ocorreu durante toda a semana e abrangeu os laboratórios de Análises Microbiológicas e de Qualidade do Leite, além do Sistema de Gestão da Qualidade, e atestaram a qualidade dos serviços prestados pelo laboratório Unianálises.

A avaliação foi a primeira que o laboratório recebeu após a acreditação publicada em 2015 e foi realizada por auditores independentes do Inmetro. Entre os itens analisados estão: protocolos de ensaio, metodologias analíticas, equipamentos, materiais de referência e de rotina, qualificação da equipe, manual de gestão de qualidade e os planos de treinamentos.

Conforme o coordenador do Unianálises, Jeferson Bottoni, os resultados apresentados pelo Instituto comprovam a competência técnica do laboratório da Univates. “Contamos com equipe qualificada, bons equipamentos, boa estrutura e um excelente sistema de gestão da qualidade”, ressalta. Conforme Bottoni, os avaliadores afirmaram que o laboratório da Univates foi o primeiro dos visitados que trabalha com tablets na rotina de análises. “Possuímos um sistema informatizado que possibilita o registro de dados dos ensaios de forma instantânea com auxílio de dispositivos móveis”, explica o coordenador do Unianálises. “Este programa otimiza as rotinas do laboratório, reduz margens de erro e permite ganhos de produtividade beneficiando a todos”, conclui o coordenador.

Em breve será feita a segunda rotina desse ciclo de avaliação. A cada dois anos o Inmetro reavalia os laboratórios acreditados perante os requisitos da NBR ISO/IEC 17.025: 2005.

Texto: Artur Dullius

Escolha uma formação