Já imaginou gerenciar um perfil no facebook com 12 milhões de fãs, uma conta no twitter com 10 milhões de seguidores e um Instagram com mais de 3 milhões? Uma equipe de 4 pessoas, gerenciada pelo jornalista e especialista em Marketing Digital Carlos Alberto Ferreira, é o time que administrou mais de 135 milhões de interações (só pelo facebook) em 2015.
Carlos realizou a primeira palestra e bate-papo por conferência de sua carreira nesta terça-feira, dia 22, para os alunos do
Curso Técnico em Comunicação da Univates. Ele apresentou dados, ferramentas de mensuração e monitoramento, engajamento nas diferentes redes sociais e
cases de sucesso de repercussão. Por meio de teleconferência via
hangout, respondeu dúvidas e curiosidades dos alunos e professores do Curso Técnico em Comunicação da Univates. O evento foi promovido pela disciplina de Mídias Sociais, ministrada pelo professor Maico Eckert.
Para ele, duas palavras orientam o trabalho desenvolvido pelo departamento: interatividade e afeto. “Cada vez mais intensificamos a geração de conteúdo, sempre com foco na interatividade e afeto. São duas ações essenciais para começar e manter relacionamento com o público”, pontua o jornalista. Presente no facebook desde 2012, colocar profissionais interagindo com o público e postagens em tempo real foram determinantes para o alcance da marca. “Em 2013, quando nossas postagens ainda eram programadas, tínhamos 16 milhões de interações. Em 2014, colocando apenas na parte da noite uma pessoa para gerenciar as redes, aumentamos para 88 milhões. Com isso optamos por aumentar a equipe e termos profissionais conectados desde das 8h até a meia noite, o que nos deu um alcance de 135 milhões de interações em 2015. O próximo passo é ter geração de conteúdo e feedback também de madrugada”, explica.
Nos próximos dias, a Rede Globo deverá lançar seu perfil no Pinterest. A curiosidade dos telespectadores deverá originar os posts do novo perfil: “A ideia é postarmos conteúdos como os figurinos, cabelos das produções, as gravatas do William Bonner”, brinca Carlos.
Saiba mais sobre o palestrante
Carlos é jornalista, pós-graduado em Marketing Digital. Trabalha na Rede Globo de Televisão desde 2000, sempre na comunicação. Já integrou as equipes de Assessoria de Imprensa, Central de Atendimento ao Telespectador, home da Rede Globo. Atualmente é Supervisor Executivo do departamento de Mídias Sociais, que integra a gerência de Relações com o Telespectador. É responsável pela gestão dos perfis e presença institucional da Rede Globo nas redes sociais.
Texto: Curso de Comunicação Visual