Equinócio ocorre no próximo domingo

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

A maioria de nós aprendeu que o Sol nasce no Leste e se põe no Oeste. Isso, no entanto, só é rigorosamente verdadeiro nos dois dias de equinócio, que ocorrem no próximo domingo, dia 20 de março, e em 20 de setembro. Nestas datas, e nos dias próximos a elas, o dia e a noite têm a mesma duração em todas as regiões da Terra. Isso ocorre porque nesse momento o sol incide a pino na linha do Equador, distribuindo sua energia de maneira equilibrada em todo o globo terrestre.

O Projeto de Extensão da Univates “Redes Interdisciplinares: desvendando as ciências exatas e tecnológicas” visita escolas e leva a elas ações de Astronomia. Na última quinta-feira, dia 17, o Colégio Sinodal de Conventos recebeu visita e ficou sabendo mais sobre o fenômeno. “Quem é bom observador percebe que, ao longo do ano, o sol vai se deslocando mais para o Norte, à medida que o inverno se aproxima, e se desloca mais para o Sul quando está chegando o verão. Na verdade, o instante exato do equinócio de outono ocorre quando o Sol cruza o equador celeste, indo do hemisfério Sul para o hemisfério Norte do céu”, explica a professora coordenadora do projeto, Sônia Gonzatti.

Saiba como a experiência é feita nas escolas

A sombra de uma estaca vertical é projetada e marcada no chão, ao longo do dia, em intervalos de meia hora. A linha que une as diferentes sombras marcadas corresponde exatamente à direção Leste-Oeste. A menor sombra marcada, que ocorre um pouco depois do meio-dia do relógio, corresponde ao meio-dia solar ou meio-dia verdadeiro, que é quando o sol está cruzando a linha norte-sul.
Aspectos observacionais relacionados à posição e à altura do Sol no céu e o significado da latitude sob o ponto de vista da Astronomia são vistos no projeto. A atividade permite explorar conceitos de diferentes disciplinas, como Física, Geografia e Matemática, bem como pode ser aproveitada pelos estudantes que estão estudando movimentos da Terra e fenômenos astronômicos como as estações do ano.

Interessados podem entrar em contato pelo e-mail exatas_extensao@univates.br ou pelo telefone (51) 3714 7000, ramal 5515.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação