Biblioteca da Univates conta com aplicativo para dispositivos móveis

Por Artur Dullius

Postado em

A Univates está, mais uma vez, inovando na área da tecnologia. Já está no ar o aplicativo da Biblioteca Univates. Disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, o app permite ao usuário ter acesso às principais informações da Biblioteca diretamente de seu dispositivo móvel. O programa é gratuito e pode ser utilizado por qualquer pessoa que já esteve ou está vinculada à Instituição.

Conforme Ana Monteiro, gerente do setor, o app busca facilitar o acesso dos estudantes às principais funcionalidades da Biblioteca. “Nós percebemos que as maiores dificuldades dos usuários são com questões de renovação e localização do material no acervo. Agora, esse processo passa a ser bem mais simples, sendo feito por meio de dispositivos móveis e em pouco cliques”, comenta. A gerente ainda lembra que a Univates é uma das poucas instituições de ensino que possui esse sistema no país.

O aplicativo notifica os usuários em relação a empréstimos para renovação, empréstimos em atraso, reservas para retirada, dentre outras informações relevantes da Biblioteca. É possível também pesquisar diretamente do catálogo da Biblioteca, visualizando as informações e facilitando a localização dos materiais por meio de um mapa do acervo, além de gerenciar uma lista de materiais, visualizar reservas e empréstimos, assim como efetuar renovações.

Desenvolvido integralmente pelo analista de Tecnologia da Informação (TI) da Biblioteca, Willian Valmorbida, com participação do professor Alexandre Stürmer Wolf, o aplicativo faz parte do processo de interação dos usuários com a Biblioteca. “Os dispositivos móveis atualmente não são mais uma tendência, mas, sim, uma realidade do nosso cotidiano. Então, temos que nos aproximar desse meio utilizando isso as novas tecnologias em benefício dos usuários”, destaca Valmorbida, lembrando que o aplicativo deve ser disponibilizado para Windows Phone em algumas semanas.

O download do aplicativo é gratuito e pode ser feito pelo site Google Play ou pela App Store.

Texto: Artur Dullius

Escolha uma formação