Professores participam de programação internacional em Portugal

Por Nicole Morás

Postado em

Os coordenadores dos cursos de Comunicação Social e Design, Flávio Meurer e Rodrigo Brod, respectivamente, participam da 10ª Semana Internacional do Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário (IADE-U), que acontece de 14 a 18 de março em Lisboa, Portugal, com o tema “O Oceano e a Humanidade”, baseado em um poema de Fernando Pessoa. A participação deles no evento se dá por meio da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), conforme indicação do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Univates (CCHS). Antes disso, os docentes também visitam o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), um dos principais parceiros no processo de internacionalização da Univates, com convênio desde 2002 e intercâmbio de mais de 100 alunos apenas nos últimos seis anos.

Os docentes ministram duas oficinas durante a programação. Meurer aborda a criatividade como resolução de problemas, na segunda-feira à tarde, na terça-feira pela manhã e na sexta-feira à tarde. Já o professor Brod reflete sobre o porquê há perda das influências regionais e locais no trabalho com design gráfico, com atividades na terça-feira à tarde, na quarta-feira pela manhã e na quinta-feira à noite.
O IADE-U Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário é a maior e mais antiga instituição de ensino superior de design em Portugal, e está entre as primeiras em Marketing, Publicidade e Fotografia, quer em número de estudantes, quer na qualidade do seu ensino e investigação, quer ainda na participação ativa em redes internacionais.

Visita ao IPL
Aproveitando a oportunidade, os docentes também visitam, entre os dias 10 e 13, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Em Leiria, a visita será à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Esecs). Já em Caldas de Rainha, Meurer e Brod visitam a Escola Superior de Artes e Design (Esad.CR) do IPL. Na primeira, o foco são as atividades realizadas pelos cursos de Comunicação Social. Já na Esad.CR, os professores buscam trocar informações e experiências com a Instituição em relação às iniciativas voltadas à arte, uma vez que o CCHS está estruturando uma área para inserir a arte no contexto acadêmico da Univates.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação