Residência Multiprofissional tem início focada em pacientes oncológicos

Por Nicole Morás

Postado em

Tiveram início na tarde desta terça-feira, 1º de março, as atividades do Programa de Pós-Graduação lato sensu de Residência Multiprofissional em Saúde -Atendimento ao Paciente Oncológico, realizado pela Univates e pelo Hospital Bruno Born, em parceria com as secretarias municipais de saúde de Lajeado e de Estrela. O curso tem como objetivo a formação de profissionais de saúde competentes no cuidado ao paciente, sendo embasado nas necessidades de saúde individual e coletiva, na organização do trabalho em saúde, na gestão do cuidado e na educação na saúde. Fazem parte do programa diplomados das áreas de Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Psicologia.

Representando a Reitoria da Univates, a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Maria Madalena Dullius, afirmou que este é um momento especial para a Instituição, especialmente porque o câncer é a segunda principal causa de mortes no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer. “Este é nosso primeiro programa de residência, então temos muitos desafios. Mas tenho certeza que estamos contribuindo para a formação de profissionais em saúde e com foco interdisciplinar”, afirmou ela.

O diretor executivo do Hospital Bruno Born, Cristiano Dickel, ressaltou o potencial de desenvolvimento da área de ensino na saúde em nível regional. “O HBB é um dos maiores centros em oncologia do Rio Grande do Sul. Queremos que vocês nos instiguem a desenvolvermos conhecimento para qualificar ainda mais esse serviço”, disse ele.

Após os pronunciamentos e apresentações, as residentes visitaram o Centro Clínico da Univates e o Centro Cultural. Também participaram do evento a coordenadora da residência, Lydia Koetz, o secretário da Saúde de Lajeado, Glademir Schwingel, a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Magali Grave, e a pró-reitora de Ensino, Luciana Fernandes. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (51) 3714-7037, ou pelo e-mail posgraduacao@univates.br.

Saiba Mais
O Programa de Pós-Graduação lato sensu de Residência Multiprofissional em Saúde tem duração de dois anos e carga horária semanal de 60 horas, sendo 40 horas realizadas no HBB, 12 na Univates e horas na rede básica de saúde de Lajeado e de Estrela, totalizando carga horária de 5.760 horas.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação