Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ospa abre temporada 2016 na Univates

Por Assessoria de Imprensa da Ospa / Ana Amélia Ritt

Postado em


Compartilhe

O Teatro do Centro Cultural Univates recebe a primeira apresentação do ano da Orquestra  Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), no dia 6 de março, domingo, às 18h. Sob a regência do diretor artístico e maestro Evandro Matté, os músicos interpretarão obras de Shostakovich, Mozart e Beethoven. A soprano Eiko Senda, solista convidada, cantará árias de ópera. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de fevereiro, na bilheteria do Teatro (rua Avelino Tallini, 171, Lajeado – RS), de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 22h30min. No dia do espetáculo, a ocupação da plateia ocorre a partir das 17h.
 
O concerto começa com a “Abertura Festiva”, de Dmitri Shostakovich (1906-1975), célebre compositor da Rússia Soviética. A obra foi escrita por encomenda do Teatro Bolshoi, na ocasião do aniversário da Revolução de Outubro. Na sequência, ganham destaque trechos de óperas de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), compositor cujo legado contempla algumas das mais  famosas obras desse gênero. Eiko Senda sobe ao palco para interpretar “Dove sono i bei momenti”, de “Le nozze di Figaro”, e “Come Scoglio” e “Fiordiligi”, de “Cosí Fan Tutte”. As aberturas das duas produções também serão tocadas.
O maestro comenta que a presença de Eiko Senda permite que três das mais lindas árias de Mozart sejam apresentadas. “Virtuose do canto, Eiko é de uma versatilidade imensa no repertório sinfônico, com muita leveza nas melodias do compositor austríaco e com muito vigor em Verdi e Puccini". Eiko já venceu concursos como o "Maria Callas" de canto.
 
Depois, para fechar a noite, a orquestra executa a “Sinfonia nº 5” de Ludwig van Beethoven (1770-1827), escrita entre 1804 e 1808. "É uma das composições mais populares e mais conhecidas em todo o repertório sinfônico, um monumento da criação artística", afirma Matté. A sinfonia, moderna para a época em que foi composta, não foi rapidamente assimilada pelo público – sua consagração mundial veio algumas décadas após sua estreia, ocorrida em Viena, no final do século XIX.
 
Sobre o programa, o maestro completa: "executar Mozart, Beethoven e Shostakovich é como seguir uma ordem cronológica da história da música e suas mudanças. Mozart influenciou Beethoven, que influenciou Shostakovich por meio de seus tardios Quartetos de Cordas".
 
 
Saiba mais:
 
- Os ingressos serão distribuídos gratuitamente a partir do dia 29 de fevereiro na Bilheteria do Teatro (rua Avelino Tallini, 171, Lajeado – RS), de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 22h30min;
- A ocupação da plateia, no dia do espetáculo, ocorre a partir das 17h;
- Cada pessoa pode retirar até dois ingressos;
- Os ingressos não serão com lugares marcados, mas sim numerados, respeitando a capacidade de ocupação do Teatro; a ocupação ocorre por ordem de chegada e entrada;
- Os ingressos retirados antecipadamente têm validade até o início da apresentação (17h45min); após esse período, serão direcionados aos interessados que estiverem sem ingresso no dia do espetáculo.
 
 
Texto: Assessoria de Imprensa da Ospa / Ana Amélia Ritt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.