Univates conversa com ex-intercambistas para troca de experiências

Por Nicole Morás

Postado em

A Univates reuniu, na última segunda-feira, dia 22, um grupo de estudantes que realizaram intercâmbio por meio do programa federal Ciência Sem Fronteiras com o objetivo de ouvir relatos e experiências que possam contribuir para o desenvolvimento da Instituição. Os alunos foram recebidos pelo reitor Ney José Lazzari, pelos diretores de Centro da Univates e por gerentes de setores, como a Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), Engenharia e Manutenção e Biblioteca.

De acordo com a gerente da AAII, Viviane Bischoff, a ideia do encontro foi proporcionar aos ex-intercambistas uma oportunidade de contarem suas percepções e aprendizados, de forma que a Univates possa aprender com essas vivências enquanto instituição. “Tivemos muitos retornos sobre a infraestrutura dos campi de universidades estrangeiras e também de processos operacionais. Na questão das aulas, por exemplo, os alunos relataram que elas geralmente duram 50 minutos e que a maior parte dos estudos depende do empenho do estudante”, explicou ela. Viviane também falou sobre as práticas de monitoria e tutoria.

Quanto à infraestrutura, os estudantes contaram sobre as práticas das universidades em áreas como transporte e residências estudantis. Um dos participantes foi Artur Griesang, do curso de Engenharia Civil. Ele considera interessante essa aproximação, já que afirma que o intercâmbio pelo Ciência Sem Fronteiras permite não só conhecimento. “Também participamos com vistas a trazer novas ideias para o país e para as instituições e precisamos compartilhar isso”, defende ele, que estudou alemão e engenharia civil e realizou estágio em uma construtora na Alemanha durante um ano e meio.

Para Lazzari, a Univates já tem infraestrutura e padrão de qualidade que são diferenciados, entretanto, a Instituição sabe que pode implantar e melhorar outras questões. “Foi com esse objetivo que a direção da Univates chamou os estudantes para ouvir deles algumas ideias e sugestões resultantes das experiências que tiveram nas melhores universidades do mundo”, afirma ele.

Além desse grupo, a AAII deve reunir os intercambistas de outras modalidades para encontros semelhantes.

Padrinho Internacional
Uma das ações realizadas em instituições estrangeiras é chamada de “Padrinho Internacional”, ou seja, um aluno da Instituição recebe e acompanha o aluno estrangeiro durante seu intercâmbio. A prática já ocorre na Univates, porém o objetivo é institucionalizar a ação como atividade oficial. Dessa forma, estudantes da Univates interessados em serem padrinhos internacionais podem procurar a AAII para se cadastrar. Viviane Bischoff destaca que essa pode ser uma boa oportunidade para quem planeja realizar intercâmbio ou para quem gostaria de ter experiência internacional na própria Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7019 ou pelo e-mail aaii@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação