Pesquisadora da Embrapa Cenargen realizará palestra na Univates

Por -

Postado em

Na próxima quinta-feira, dia 25, a Univates, por meio do Laboratório de Acarologia, promoverá a palestra "Diagnóstico Molecular na Identificação de Ácaros Fitófagos", ministrada pela pesquisadora doutora Renata Santos de Mendonça, que atua como consultora junto ao Laboratório de Quarentena de Germoplasma Vegetal (LQGV) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasília, DF.

Conforme o professor doutor Noeli Juarez Ferla, o objetivo da palestra é fornecer noções gerais sobre o emprego da genética na identificação de espécies, ferramentas moleculares na sistemática de ácaros de importância agrícola, DNA barcoding e identificação molecular de ácaros quarentenários e projetos, entre outros assuntos.

A pesquisadora irá compartilhar com os participantes sua experiência de pesquisa em fitossanidade, acarologia, espécies invasoras e análise de risco de pragas, com atuação principalmente em sistemática de ácaros fitófagos (Tetranychidae, Eriophyoidea e Tenuipalpidae) utilizando morfologia e métodos moleculares para estudos de variabilidade genética, estrutura de populações e diagnose molecular.

No mesmo dia, a pesquisadora doutora Renata estará na Univates a convite do Laboratório de Acarologia, para participar da banca de defesa de dissertação de mestrado da aluna do PPGBiotec Joseane Moreira do Nascimento, visto que a Dra. Renata acompanhou o trabalho da aluna durante três meses em estágio realizado na Embrapa Cenargen Brasília, para desenvolvimento e aprendizado no estudo da caracterização molecular de ácaros.

O evento ocorrerá no auditório do prédio 11, a partir das 19h30min, em parceria com o curso de Ciências Biológicas, PPGBiotec, PPGSAS e PPGAD, e é direcionado a professores, bolsistas, estagiários, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados. As inscrições podem ser realizadas em www.univates.br/agenda/inscricoes.

Escolha uma formação

Graduação presencial